13 de set. de 2011

Lembrando dona Nena!

Logo que mudei em Cerqueira César,uma senhorinha pequenina,falante veio me visitar,se colocando a muita disposição no que eu precisasse.O nome dela era muito diferente,mas ela simplificara para Nena.Ela morava na esquina da calçada defronte a minha,ou seja bem próximo a minha casa.
Moravam na casa  pequena de5 cômodos,ela e o marido,um cunhado e dois filhos maiores. Um outro filho ,no dia em que fui fazer negócio com minha casa estava mudando para uma casinha de madeira no mesmo quintal.Esse filho tinha 2 meninos pequeno e uma menininha recem nascida.
Dona ene logo me conquistou pelo amor que demonstrava ter pela sua familia.Cuidava de todos com muito carinho. Todos os homens da família trabalhavam no café.Todos os dias as 4h da manhã,ela levantava,ligava o rádio e carinhosamente preparava o almoço para eles levarem na roça.
Como seu quintal era grande mantinha uma horta e criava frangos que ela vendia para ajudar nas despesas.
Desde o primeiro momento ela gostou de mim e era comum ela me presentear com ovos fresquinhos.
Percebi que netos tinha muito pouco e comecei a dar a eles tudo que eu fazia:doces,bolos ,bolachas,pão caseiro.
O neto dela mais velho um dia bateu na minha porta para contar que naquele dia ele estava fazendo aniversário.Pedi a ele que no final do dia viesse pegar um bolo para comer com a família.
Foi assim que todas as crianças da redondeza passaram a ganhar bolo de aniversário.Isso por longos 10 anos.Na Pascoa eu fazia ovos de chocolate para todos e no Natal quem não tivesse aprontado recebia um brinquedo.
Dona Nena não sabia como me agradecer,quando no seu aniversário(7 de setembro) logo cedo eu levava um bolo de aniversário!O tempo passou sua nora teve mais uma menina,separou do marido e tempos depois ele casou com a sobrinha de sua ex mulher que lhe deu mais um monte de filhos,os quais a vovó cuidava com todo carinho.Morre seu cunhado e em seguida seu marido e ela fica só com seus dois filhos solteiros.
Ela tinha um sério problema de artose,tendo as mãos atacadas e o pé todo torto,mas isso não a impedia de viver trabalhanado. Essa foi a única vizinha a frequentar livremente toda minha casa,inclusive era a única a conhecer  meus cachorros e acredito que é a única a pensar em mim com saudades!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário