22 de set. de 2011

Como se comemorava o DIA DA ÁRVORE em1954!

Em 1954,eu já tinha dominado a leitura e a escrita,só falava muito mal o português,se ficava ansiosa misturava  as duas línguas e não saia nada.
No mês de Setembro o Estado promovia concursos sobre A Árvore e a Primavera.Havia desde desenho e pintura até narrações ou descrição.Só participava quem quisesse.Eu normalmente não participava,por achar uma besteira.Sempre fazia os trabalhos mas apesar do pedido do diretor nunca quis que mandasse, no que era respeitada.
Cada escola,no dia da árvore fazia o plantio de 5 árvores escolhidas pela prefeitura.Havia uma grande festa com todas as escolas reunidas onde seria o plantio.Havia distribuição de algodão doce,pipoca e refresco.
A seleção dos alunos que faziam o plantio era feita por cada escola ,escolhendo  sempre os 5 alunos que mantinham a maior nota.
Os alunos eram chamados pelo prefeito dizendo sempre qual sua média de nota Eu e Maria Clarice comíamos alegremente quando, já no palanque o prefeito começou a falar sobre a importância do que estávamos fazendo ali e da árvore na vida das pessoas.Em seguida ele falou que iria chamar a aluna que conseguira manter nota 100,coisa que nunca havia acontecido.A Clarice logo foi afirmando"É Você, minha amiga!Eu achei um absurdo o que ela disse,e continuei ouvindo o que ele dizia.
Depois de ter tecido elogios a aluna ele disse que seu nome era:  AdeliaJesus do Porto.

A Clarice me abraça com força,todos os olhares se voltam para nós,eu fico encabulada,pois não esperava por isso.E, ao som do Hino Nacional sou levada para o local onde deveria fazer o plantio.Sai agarrada a minha amiga que ninguém pode nos separar e com  ela ao meu lado plantei a primeira árvore no novo jardim da matriz.Por muito tempo acompanhei   seu crescimento.No seu tronco havia uma placa dizendo que a plantara e porque.Até a ultima vez que lá estive fui conversar com ela,que estava enorme,frondosa como a me homenagear!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário