29 de jun. de 2011

Viva Santo Antonio,São João e São Pedro!VIVA! VIVA!

Nesta época do ano em que começam a soltar fogos me remeto à vida que tive na roça.Onde os valores são

diferentes, a alegria não cobra pedágio, e a diversão é gratuita Qualquer pé de frango dava uma canja.Tudo era motivo para festejarmos. Dentre as muitas festas,estavam as Festas Juninas,que eram realmente comemoradas no dia do santo,indiferente ao dia da semana.Comemoravamos na véspera,assim na noite do dia12 Santo Antonio,na do dia 23 SãoJoão e na noite de 28 São Pedro.Comemorávamos na vespera porque a festa ia até o sol raiar,nos dias dos santos não se trabalhava.Se dedicava a orações.
Uma família era escolhida como a festeira, cabendo a ela a organização dos festejos,preparação dos comes e bebes,decoração do local,trazer um padre para a capela. Era evidente que todos colaboravam, mas a responsabilidade recaía sobre os festeiros
Paras familias era uma honra ser a escolhida, havia até as que sobressaiam pelo belo serviço feito.
No geral os festejos eram feitos no pátio da Capela.Muito tempo antes todos preparavam as roupas que usariam na festa,uma para cada dia,não se repetia roupas.Os chapéus eram decorados e muitos laços eram feitos.Todo ano o festeiro queria ser melhor que o anterior.No dia da comemoração de Santo Antonio, a primeira das festas tudo era enfeitado para durar até a última festa.Ficava tudo muito colorido e muito bonito.
 Sempre no início da festas enquanto se rezava o terço o mastro do santo era erguido!Quando o mastro atingia a altura  máxima os fogos começavam! A fogueira era acendida,e começavamos a por batata para assar.Tudo era mágico!Havia o correio elegante,que conseguiu unir muitos casais,o trabalho de som onde as pessoas ofereciam músicas,os jogos,as danças.Todos dançavam a quadrilha.As roupas eram um luxo só.   ,

No dia de Santo Antonio vinha da cidade muitos pães que eram bentos pelo padre e depois distribuído para todos.Dizia-se que um pedaço desse pão colocado na vazia de alimentos era garantia de muita comida nesse ano. O festeiro tinha a missão de convidar as autoridades do município para as comemorações.
Não houve um só ano que a Festa do Campo Redondo deixou de ter a presença de prefeito e sua família,médicos,enfim a presença da elite da sociedade avareense.Atribuia-se isso ao fato de papai estar ligado a política.
Do dia 12 de junho até dia 29,a vida na roça tinha um motivo a mais para ser alegre,Estavamos em festa e que FESTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário