12 de mar. de 2011

Finalmente consegui lecionar!

 Após muita procura encontrei uma vaga na cidade de Taguai, não era muito perto mas foi o melhor que consegui.Hoje é tudo mais fácil, o recem formado dá aula na mesma cidade ou uma cidade de fácil acesso. Quando me formei havia muito menos escola e os meios de transportes eram bem precários e  . muitas vezes o professor precisava morar ao lado da sala de aula. Havia muitas escolas rurais ,onde o dono da fazenda havia construído uma casa legal para  que a professora  morasse. A escola que eu consegui ficava na serra de Fartura e eu morava na serra de Botucatu. Logo no final de Janeiro eu fui conhecer o lugar. Era uma cidadezinha pequena com um grupo escolar,uma praça bem cuidada e uma família tradional  que tinha tantos  filhos que eles se chamavam por ordem numéricas, eu fiz muita amizade com a oitava. No início eu iria substituir nas Águas Virtuosas, e depois ficaria com uma classe vaga no Grupo da cidade. Fui embora satisfeita. O Fernando conseguiu que um amigo dele, me levasse no caminhão com o qual ele iria buscar leite em Fartura. Assim eu poderia vir para a casa todos os dias.  Ansiosa nem percebi Fevereiro chegar. Com ele chegou o meu primeiro dia de aula. Logo de madrugada vestindo uma roupa discreta, um sapato confortável, material escolar na bolsa lá fui eu pegar o caminhão de leite, papai me acompanhou. Chegando em Fartura, troquei o sapato por um chinelo e o resto do caminho fiz a pé, até Taguaí. de lá segui a cavalo até onde eu iria lecionar.Era uma única sala e 15 alunos:4 no primeiro ano, 9 no segundo ano e 2 no terceiro ano. Nesse dia nos apresentamos,brincamos e conhecemos a escola.  Para mim esse foi o meu dia em que sózinha fiquei ensinando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário