8 de mar. de 2011

E, eu cursei o Ciclo Colegial de formação de professores!

O ano  letivo estava para começar e os  aprovados nem sabiam se conseguiriam estudar pois só 9 alunos, de mais de cem haviam sido aprovados, e o número era insuficiente para a implantação do curso. Por um ato político  se instituiu  um curso novo e exprerimental.Um curso que alémde preparar o aluno para lecionar, daria a prática, e cultura .Tinhamos 18 matérias no primeiro ano.O ´prédio seria o mesmo onde fiz o ginásio(onde hoje funciona a APAE) ,pequeno e impróprio. Sem sala o curso funcionou no laboratório.O ano começou com 9 alunos, os melhores da região. Logo no começo do ano, junta-se a nós uma jovem vinda de outra cidade que rapidamente se entrosou com todos
O curso todo foi muito divertido, pois nos conhecimos desde o ginásio. Para que pudessemos praticar foi montado um anexo com salas de grupo escolar. Aí foi montado uma CLÌNICA PEDAGÒGIA. O que eu mais lembro foi o primeiro dia que dei aula. Era sobre animais.Toda empolgada eu disse que o cachorro era ser humano, quando deveria ter dito ser vivo. Até hoje as colegas de classe ainda fazem gosaçao. Eu continuei o curso em Avaré,me diplomando com mérito.
Continuei a dar aula de reforço, escrever para o jornal, e o que mais eu gostava era ajudar minha mãe a cuidar da minha sobrinha. Ela era completamente diferente da minha familia, era morena com os cabelos enrolados,quase pixaco. Logo que eu chegava da escola corria paparica-la. Minha irmã trabalhava na escola onde eu estudava. Bem.cedinho ela chegava, trazendo alegrias para uma avó que sabia queessa alegria não duraria muito. Em nenhum momento esqueci que logo mamãe nos deixaria, mas sua força me deixava envergonhada por entristecer com o fato.Minha sobrinha, crescia esperta e muito curiosa, o que custou vários cadernos meu rabiscado, trabalhos manchados, folhas rasgadas e rabiscadas.No começo achava que fazer esse curso era um sacrificio, mas aos poucos fui me apaixando pelo magistério. COMO MINHA MÂE ME CONHECIA ! Nessa época tive alguns problemas de saúde, mas tendo minha mãe como protetóra consegui terminar o curso entre os primeiros alunos, só não tirei o primeiro lugar devido o número de falta. Por três anos essa classe pequena em números de alunos foi um exemplo em dedicação e em aprendizagem
Esse curso que deu a mim e meus colegas de classe  base para mudar para melhor a educação do país
não pode ser implantado no Estado devido seu alto custo. Para mim foi uma honra ter participado desse
projeto!!!!!!!!!
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário