13 de out. de 2011

As Histórias de vovó Rubina

Se por um lado vovó Bárbara,que era nobre contava das belezas de Roma,vovó Rubina,que era agricultora, tinha muito para contar de um povo que Bárbara nem  sabia que existia na sua amada Itália
Enquanto uma  trabalhava por distração,a outra logo cedo se viu obrigada a trabalhar.
Rubina nasceu em 28/08/1892,na cidade de Casaluce,província de Conserta,Região de Campania,na baixa Itália.
Seus pais Domênico Fraia e Maria Chrispina eram lavradores.Tiravam seu sustento lavrando a terra.
A Itália de hoje nada tem a ver com a em que minhas avós viveram,naquela época ela era tipicamente voltada para a agricultura,após a segunda Guerra foi se industrializando.
No centro e norte da Itália viviam os mais ricos.Na baixa Itália viviam os pobres e incultos.É daí que vieram a maioria os nossos imigrantes, os mais cultos migraram para os Estados Unidos.
Eu me deliciava ouvindo minha avó contar das suas atividades no cultivo da terra.Ela muito pequena,por necessidade aprendeu a fazer um acolchoado(nosso edredom de hoje)usando roupas velhas que já não servia para mais nada.Aperfeiçoou tanto que mesmo quando já não precisava disso,continuou fazendo.Eram lindos e aqueciam muito.A maioria das socialaites de Avaré encomendaram para ela, e usavam  com  orgulho em suas casas.
Realmente eu fui abençoada pelo Pai,tive as melhores avós do mundo,cada uma com sua maneira de ser mas com algo em comum: Eram mulheres adiante de seu tempo,que em nenhuma hipótese se julgavam inferiores aos homens,mas sim iguais em inteligencia,competência,capacidade de tomar decisões e principalmente no direito de amar!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário