7 de abr. de 2011

Finalmente me tornei professora efetiva!

Chegou o dia em que eu deveria ir a São Paulo para escolher minha classe, eu seria finalmente professora efetiva, que era o sonho de toda normalista.
Como onde eu morava ficava  distante da capital, decidimos ir a tarde,pousar na casa do meu primo Reciere, para estar no Colégio Caetano de Campos, logo cedo. Naquela noite, lembro-me que a família do meu primo assistiam juntos o programa Sílvio Santos ,isso quer dizer que pouca coisa  mudou.
Bem cedinho eu meu marido, meu primo e papai fomos para a escolha. Eu deveria estar calma,pois era o começo da escolha, havia ótimas escolas, mas eu havia tomado uma decisão que me deixava inquieta.Todos esperavam que eu escolhesse em Avaré,onde havia 15 vagas, mas o meu plano era outro e eles só souberam depois de tudo consumado.
Fui chamada nas primeiras horas.Havia um palco montado com mesas cadeiras e se passava por elas,assinando documentos, que na animação nem sabíamos o que se assinava,era tudo muito rápido. Passava-se por uma mesa  onde se dizia em que região pretendia a vaga, e na próxima se fazia a escolha
Ao chegar na mesa onde se escolhia a região, pedi uma régua e medi de Cerqueira César até a região mais  distante que era a cidade de Apiai,onde havia muitas vagas, mas ainda não satisfeita perguntei qual era mais longe, e me disseram a escola Ambrosina de Oliveira Mattos, em Araçaiba. Essa foi a escola que escolhi e hoje mais do que nunca tenho a certeza que fiz a melhor escolha da minha vida. Lá por um ano me senti útil e necessária, e muito aprendi sobre relações humanas.
Após a escolha se assinava mais um monte de documentos, me tornei até sócia do Centro do Professorado  Paulista, o que mais tarde me foi muito útil.
Recebemos também a papelada para o exame médico sem o qual não se tomava posse.
Um dia inteiro fiz exames médicos em todas as especialidades, e só no final do dia  se recebia o laudo quando se era considerado apto.
O ingresso seria em Fevereiro de 1970.
Voltando para casa tive que explicar o porque da minha escolha.Fui rápida e clara queria criar meu filho da minha maneira sem intromissão de ninguém. por isso da régua e da distancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário