9 de jul. de 2012

A plantação de tomate do tio Alexandre!

No final da década de 40 e começo da década de 50,meu tio Alexandre que  morava em Cerqueira César,se separou da esposa e vovó Bárbara,sua  mãe vinha cuidar da casa,lavar suas roupas e cozinhar para ele duas vezes por semana.
Nessa época vovó morava conosco no sítio e toda vez que ela vinha,me trazia com ela.
Para mim era uma grande festa e um ótimo passeio,apesar de não gostar muito do meu tio.
Foi aí que conheci o" filho do Bolonha",pois seus pais passaram a alugar a casa do meu tio,que ficava ao lado da dele,com acesso ao seu  quintal .
Meu tio apesar de morar na cidade,conservando seus modos de roceiro,tinha em seu quintal uma belíssima  horta.
Como boa italiana vovó usava muito tomate para fazer comidas deliciosas e sugeriu que meu tio plantasse tomate e,ele assim o fez.
Enquanto lavava roupas, vovó conversava com a mulher que alugava a casa,os tanques ficavam um de frente para o outro e, eu por vezes brinquei com o menino,que apesar de ter minha idade era muito diferente de mim.Ele era muito" bobinho"
Certo dia ao chegar vi que havia muitos tomates maduros ,e um monte de tomate verde.
O menino da inquilina veio brincar comigo e,não sei porque eu disse a ele para colher os tomates.Ele fez da blusa uma sacola e se pôs a colher todos os tomates,maduros ou verdes.
Quando meu tio chegou e viu que ele havia colhido seus tomates foi tomar satisfação com o Bolonha.
Depois desse senhor falar muito mal de mim, concordou em pagar o prejuízo!
Meu tio disse que eu errei em pedir para ele colher os tomates,mas o menino tinha sido muito burro em me obedecer!Tempos depois eles se mudaram da casa de meu tio.
O mais engraçado de tudo é que esse menino hoje é o meu marido e pai de meus filhos, com quem estou casada a mais de 46 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário