15 de jul. de 2012

O acolchoado de penas

Hoje recebia a propaganda de um edredom de penas de  gansos  e essa propaganda me transportou  para o passado,na época  em que morava no sítio, Os pais do meu pai moravam ao lado da nossa casa.As casas de meus tios,a nossa e de meus avós paterno ficavam na faixa de  congruência entre todos os sítio.
Cresci vendo minha avó Rubina fazendo acolchoados,para a família e para vender.Mamãe que costurava muito bem fazia as capas.
Ela fazia de roupas velhas ou o mais famoso o de penas.Todos os frangos que eram mortos ,ela lavava as penas ,não as da asa e rabo,secava bem e ia guardando.
Quando tinha bastante penas ela começava a fazer.Para seus netos e netas era uma grande festa,pois éramos nós que espalhávamos as penas no pano que ela esticava no piso.
Esse pano, que era do tamanho do acolchoada,era feito da emenda de sacos de açúcar alvejado.
Depois que as penas estavam espalhadas igualmente pelo pano,nós passávamos para espalhar em outro pano e vovô Rubina,ficava costurando as penas ,á mão no pano.
Quando ela tinha bastante panos com penas,mamãe trazia as capas que ela costurara a máquina e o pano era encapado e virava um bonito acolchoado de penas.O metalasse era feito a mão com ponto corrente.
Mamãe era muito criativa  e fazia lindas capas ,muitas vezes usando retalhos..
Vovó Rubina ficou famosa fazendo esses acolchoados,todas as famílias de Avaré queriam ter esses acolchoados que eram leves,aqueciam bastante além de serem lindíssimos!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário