10 de abr. de 2012

Reminescência!


Olhando para o passado ,lembranças de objetos que se usava na época,que hoje só se vê em museu,me faz reconhecer que vivo a muuuuito tempo!
Imagine só que eu dormia em um colchão cheio de palha!Costurava-se um tecido do tamanho da cama deixando um só buraco por onde era introduzido as palhas rasgadas.Todos os dias as palhas eram remexidas para afofar o colchão!Como no geral as crianças faziam xixi na cama,os berços tinham vários colchões,enquanto um era lavado outro era colocado no lugar!
A minha cama hoje é uma raridade:cama patente.Era uma cama com molas,chamada PATENTE.

Para se clarear a casa a noite usava-se a lamparina que era um vidro cheio de querosene com um pavio que tinha uma parte imersa no querosene e outra que ficava fora era acessa.
Muitos anos depois apareceu o lampião de gás,que só de mais posse possuíam.
Uma outra coisa que vi como uma grande descoberta era o ferro para passar roupa .Era o que tinha de mais moderno um ferro que era cheio de braças.Aguardava  que o ferro aquecesse e então as roupas eram passadas.
Nossa comida era feita num fogão construído com barro .Tinha  uma taipa onde as pessoas se sentavam para se aquecer nos dias de  muito frio.
Todos esses objetos hoje são considerados antiguidades,mas para mim são objetos que fizeram parte da minha vida!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário