13 de abr. de 2012

Que saudades da Maria-Fumaça!

Antigamente os componentes de uma família estavam sempre se visitando,e assim pelo menos duas vezes no ano minha família saia para viajar, para rever os parentes que moravam em outras cidades ou estado.
As minhas tias e tios de Avaré víamos constantemente,mas as de Botucatu ou Chavantes ou no estado do Paraná,víamos só após a colheita(Até 3 vezes por ano).Recebíamos sempre a visita deles todos,em época diferente.
Eu gostava mesmo era de ir para Botucatu,Chavantes ou para o Paraná.Sabe porque?É que eu ia de Maria -Fumaça!
Nós só viajávamos de primeira classe que tinha os bancos almofadados,na segunda classe os bancos eram de madeira, duros desconfortável e não poderiam ir ao vagão restaurante,tinham que comer no próprio banco.
Toda hora passava alguém vendendo alguma coisa tais como doces,frutas ou petiscos .Eu me deliciava,pois quando meu pai não comprava vovó o fazia.
Após cada estação o chefe do trem passava ticando as passagens,com um objeto que parecia um grampeador.Quem já tinha a passagem ticada pois já estava a tempo no trem tinha que exibi-las.
Durante a viajem para o Paraná,que demorava muito eu corria o trem todo,mexendo com todos!
O mais engraçado era que a gente ficava olhando os locais ,as matas,os animais e tínhamos a sensação que estávamos parados,as coisas é que estavam se movendo!
Na hora das refeiçoes, nos dirigíamos para o vagão restaurante.Havia mesinhas fixas no piso e bancos também.A mesa tinha uma toalha  bonita  combinando com os panos de mão.
Enquanto comíamos íamos observando o cenário que ia se desenrolando diante de diante de nossos olhos!!!!!!
...........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário