A viagem de trem era uma maravilha!Podíamos ir vendo lugares lindos!Víamos cascatas lindas,cenários ,matas, muitas pessoas aglomeradas esperando a chegada do trem!
O trem era formado pelos vagões puxados pela máquina que era onde ficava a caldeira que era mantida pela queima de madeira.Quem alimentava a caldeira era chamado foguista e oque "dirigia " o trem era o maquinista.
A família Morette,parentes direto do vô José(eram filhos de sua irmã)eram todos funcionários da Ferrovia,trabalhando com chefe de trem ou de estação e eu usando esse parentesco cheguei até a conhecer o funcionamento da caldeira.Na maquina o calor era infernal e enquanto o foguista alimentava a caldeira,o maquinista cuidava para que a temperatura mantivesse em determinado grau, pois caso contrário poderia explodir.Meus parentes haviam estudado muito para ocupar esse cargo.
Os vagões eram separado uns dos outros por uma espécie de varandinha e dela a gente podia ver os trilhos e as rodas encaixadas neles se movimentando.Havia porta fechando o vagão nas duas extremidades ,que o mantinha em ligação com os outros vagões.
Em cada estação que a gente parava,enquanto os passageiros entravam , na plataforma as pessoas chegavam até as janelas oferecendo doces,requeijão ,biscoitos e em cada estacão havia uma caixa d'água ,onde se abastecia a caldeira.
Já nas ultimas viagens que fizemos vovó Bárbara ,por estar bem velhinha ,viajou de carro leito.
Era um vagão com várias cabines nas quais havia uma espécie de beliche onde as pessoas dormiam. Eu não quis dormir lá,achei menos divertido que dormir nos bancos.
Até hoje parece que ouço o apito do trem quando se aproximava das cidades,o puiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ecoava como uma música e o chique chique ,barulho feito pelo trem fazia parte dessa música.
Que pena que esse seja um transporte tão barato e de difícil desvio ,o que o torna inviável para administradores corruptos !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário