12 de abr. de 2012

Há 65 anos atrás........

Como coloquei no meu perfil vivo intensamente cada momento da minha vida,talvez por isso lembro tão claramente ao falar das coisas do passado,chegando mesmo a sentir as sensações da época.
Isso aconteceu enquanto eu escrevia sobre o colchão de palha,senti o cheirinho da palha,ouvi seu ruído peculiar e sua sensação de maciez.
Revi as vezes em que mamãe tinha pressa em passar roupa e ao agitar bruscamente o ferro de brasas uma fagulha saia e queimava ,fazendo um buraquinho na roupa.
Lembrei-me da fumaça preta que saia da lamparina e do seu cheiro!Vi claramente a festa que fizemos quando da chegada dos lampiões a querosene!Ficávamos livre do cheiro e da fumaça da lamparina e havia ainda uma outra novidade,ele poderia ser pendurado na sala,sua luz aumentada e nós passamos a conversar mais no claro.
Vovó Bárbara que não perdia uma oportunidade foi logo dizendo que essas modernidades eram inimigas dos velhos pois com mais claridade podia-se ver melhor as rugas dos rostos.Todos caiam na risada!
Com a vinda dos lampiões as casas passaram a ter ganchos onde os lampiões eram pendurados.
O que eu achei mais interessante era que a luz do lampião podia ser aumentada ou diminuída ,ficando só um fiozinho de luz!
Bem mais tarde chegaram os lampiões a gás, que no começo foi tido como um perigo para as casas,mas aos poucos foi conquistando a todos chegando a iluminar até ruas!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário