21 de abr. de 2012

A cultura do roceiro!

Desde o começo deste blogger venho afirmando a vocês que sou uma roceira,alguém que nasceu e viveu por um grande tempo na roça ou seja num  sítio,e não na cidade.Em algumas regiões do Brasil sou uma sertaneja.
Diz se sertão ou  roça, lugar onde se vive da terra.Meus pais e avós eram lavradores que com o suor de seus rostos adquiriram bastante terra para lavrar,e assim se transformaram em fazendeiros, mas conservaram toda a cultura de quando eram simples lavradores que dependiam unicamente  da terra.
Conviveram com escravos libertos alem dos irmãos imigrantes!Tinham uma cultura própria,aberto para a aprendizagem de novos conceitos!
Eram religiosos e tinham convicção de que havia uma força maior que dirigia a vida!
Viviam seguindo os sinais da natureza.Quando chovia iam para a terra semear,quando o sol avermelhava se preparavam para conviver com o frio,protegendo os animais.
Quando  os pássaros saiam em revoada ou os sapos coaxavam se preparavam para a chuva!
De acordo com a direção do vento sabiam o clima.Encontravam água usando uma forquilha de madeira.
Viviam cada dia de uma vez,procurando fazer desse dia o melhor de suas vidas pois sabiam de dele dependia o futuro.Agradeciam pelo dia que amanhecia,pois estavam vivos e prontos para a luta.
Hoje os meus Meladinhos fizeram uma tremenda bagunça rasgando muitos de meus papeis antigos e, ao ir conferir o estrago encontrei um antigo caderno onde na época da escola eu registrava as poesias que tinham algo comigo e entre essas poesias encontrei esta que explica como aprendi a viver:
                                 Saudação ao amanhecer
Concentra-te neste dia que desponta!
Pois ele é a vida,
A própria vida em seu breve curso.
Jazem nelas todas as verdades e realidades de tua existência;
A felicidade de crescer,
A gloria de agir,
O esplendor da beleza;
Pois o dia de ontem é apenas um sonho
E amanhã uma visão,
Mas o dia de hoje, bem vivido,
Torna cada dia passado um sonho de felicidade
E cada manhã uma visão de esperança,
Concentra-te, portanto,neste dia!
Neste dia maravilhoso que desponta.
Foi assim que meus pais sertanejos me ensinam a viver!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário