16 de abr. de 2012

O trem elétrico

 Após  a maria Fumaça ainda tivemos o trem elétrico e o trem a diesel!Eu andei bastante no trem elétrico.
Para que ele pudesse ser implantado foi instalado em toda a malha férrea cabos elétricos aos quais o trem se ligava.Eram trens bonitos e com mais conforto.
Falando em trem você sabia que as maioria das cidades nasceram  graças a chegada do trem no local/?
Por exemplo Avaré, Cerqueira César que nasceu da necessidade de se ter um local para pernoitar.As mercadorias eram trazidas  para o embarque e enquanto aguardavam as pessoas montavam parada.E, assim ao redor da estação foi se formando as cidades.
O trem era de uma importância tal, que por muito tempo a chegada do trem das 20 horas se tornou point para todos .As moças e rapazes colocavam sua melhor roupa e iam esperar o trem na plataforma.
Paquerava-se com as pessoas que estavam no trem,conheço casais que até hoje estão juntos e se conheceram assim.
Eu aproveitava para ganhar dinheiro vendendo aos viajantes doce de leite e requeijão de corte.Muitas dessas mercadorias eram feitas por dona Olga Moura Leite, que mais tarde deu origem a Fabrica de doces de leite Avaré,que nasceu em Cerqueira César com a família Moura Leite ,que ainda é uma família tradicional na cidade.Os prédios das estações  eram tão lindos que se transformaram em local cultural após a desativação  da linha férrea.
Em Cerqueira César abriga a casa do artesão e uma sala de informática com uso gratuíto de computadores pela comunidade.Em Valinhos é o museu Haroldo Pazinatto,um amigo fotógrafo valinhense com o qual tive a honrar de conviver e de desfrutar de sua preciosa amizade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário