24 de jan. de 2011

De tanto pedir vovó Bárbara, conseguiu o que queria!

 Desde que eu aprendi a ler e escrever sozinha, vovó Bárbara começou a dizer "Quando el bambino è inteligente, i genitori affielaché egli possa progrediri sempre di più".
Por muito tempo ela repetiu aos meus pais a frase "Quando o filho é inteligente, cabe aos pais garantir que ele possa progredir sempre".
Essa frase era para explicar porque que ela queria que mudássemos para a cidade. Segundo ela  na cidade eu teria condições de aprender muito mais, e me desenvolver muito mais ainda.
Diz o ditado que a água mole em pedra dura  tanto bate até que fura, e foi isso que aconteceu com meus pais. Papai finalmente decidiu mudar para Cerqueira César, uma cidade onde ele já havia comprado alguns imóveis, juntamente com um tio.
Foi por orientação desse mesmo tio que papai comprou um bar e como na parte de cima do bar havia uma residência, decidiu para lá mudar.
O meu amigo de toda minha vida continuaria no sítio pois seu pai continuaria trabalhando para o meu, cuidando de tudo até ele decidir o que fazer com ele. O caminhão foi alugado para levar a mudança. Tudo já estava arrumado pronto para por no caminhão.
Eu só tinha sete anos, pouco sabia da vida, mas sabia que estava preste a deixar para trás a mais bela época da minha vida, Vovó percebendo que eu estava triste procurou me animar, falando de tudo que teria na cidade. Pouco ela me animou.
Nessa noite fomos deitar cedo, pois o caminhão chegaria as 4h. Essa noite aconteceu a 59 anos, mas na minha mente é como se estivesse acontecendo agora. Lembro me do meu pai acertando o relógio e colocando sobre a cômoda, pois ele nos acordaria com tempo de nos alimentarmos, antes de colocar a mudança no caminhão.
Na hora certa o caminhão chegou. Em duas horas estávamos prontos para partir. Todos vieram se despedir menos vô José, ele disse que não aguentaria me ver partir. Lembro bem que as lágrimas impediam de ver todos acenando enquanto íamos nos distanciando de todos.
O meu coração dizia que nunca mais eu voltaria ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário