31 de mar. de 2012

As doces do papai!

Desde que me conheci por gente vi meu pai ir a tuia pegar um saco de amendoim trazer para casa,escolher, por nas assadeiras e levar ao forno de barro que ficava na porta da cozinha de casa.
O forno fora ele mesmo que o fizera com tijolos e barro,tinha uma chaminé que ajudava controlar a temperatura do forno.No dia que ia ser usado ,acendia um fogo dentro dele ,para aquecer.Quando a lenha ficava em brasa estava pronto para uso. Experimentava a temperatura colocando uma palha dentro dele.
De acordo com o tempo que ela torrava, se colocava o assado .
O biscoito de polvilho era o primeiro a ser colocado para assar,pois precisava de forno bem quente,O amendoim era colocado em forno mais frio com a chaminé aberta.
Logo o cheiro do amendoim torrado invada a casa!Isso demandava um bom tempo de meu pai abrindo o forno  e remexendo os grãos.

Amendoim torrado era hora de descascar.Essa era a tarefa que eu mais curtia pois apos tirar a casca ele era peneira ,e eu ficava embaixo para receber ,morrendo de rir recebendo na cabeça  as cascas que caiam!Era uma farra só!
Depois papai moia os grãos para o pé de moleque e pilava no pilão para a paçoquinha.Dai ele ia para o fogão e punha numa enorme panela para cozinhar,ate´dar o ponto.Bem cedo eu aprendi com o meu pai o ponto dos
doces,que me foi muito útil a vida toda
Eu curtia muito ver a satisfação com que papai amorosamente fazia os doces!
A hora de virar na forma o que estava no ponto era a pior hora´pois eu  tinha até que sair de perto! Depois era só cortar e esperar secar!
A paçoquinha era mais fácil,era só pilar com açúcar na dose e por  nas formas.Daí era só sair para vender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário