20 de mar. de 2012

Artesanato

Ontem Dia de São José,foi o dia dedicado aos artesões! Fiquei a imaginar que tudo ,antes da era industrial era feito a mão .
Veio a memória os lindos móveis feito pelo tio Guerino,como eram lindos,bem feitos!Que artesão fabuloso ele era!
As lembranças não param por ai: lembrei-me dos objetos que meu pai fazia de taquara,eram balaios, cestos,peneiras para se passar o feijão e sua facilidade em transformar pedaços de madeiras em objetos.Hoje se estuda muito para se fazer uma escultura e meu pai em minutos só usando se canivete dava vida a um bicho,um navio,um avião,frutas..............
O que se dizer da facilidade que vovó Rubina tinha em transformar roupas velhas em lindos acolchoados que eram admirados por todos.
A beleza dos bordados de mamãe era conhecida e admirada por todos.Ela era mestre na arte de bordar!
Imagine se hoje vocês conhecessem uma italiana sem o olho direito e que fizesse maravilhas com agulhas,tenho certeza que procuraria levá-la a TV.Vovó Bárbara só com um olho foi a maior artesã que conheci.Ela conseguia transformar fios retirados das taquaras em lindas toalhas,cortinas e colchas.
Suas mãos pareciam uma máquina transformando fios em objetos de adorno ou de uso pessoal.
Se eu fosse falar sobre todos os artesões que passam pela minha vida,este blogger seria pequeno,pois sou anterior ao BUM da Industrialização!Quando nasci deitei em um berço feito a mão,quando aprendi a sentar usei uma cadeira  feita a mão com acento tecido com taboa.Eu andava de carroça que era construída a mão.
Resumindo tudo que me cercava tinha sido feito, quase sempre, pelas mãos de meus parentes!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Até os brinquedos eram feitos por nós. Eu fazia os meus, carroças de arames e latas de conservas, piões, berlindes, etc.
    Será que a senhora leu o meu último post com o título: «O nevão»? Se leu diga o que achou.

    Um beijo para a senhora

    ResponderExcluir