9 de mar. de 2012

As mulheres da minha vida parte 2



Quando da morte do meu irmão,após fazer o voto de pobreza minha mãe passou a só usar roupas simples e nunca novas,nunca mais usou pintura,seus cabelos eram só lavados,e nunca mais pôs um sapato.Na época eu com 3 anos e meio nada entendi ,mas com o passar do tempo passei a admirar muito mais minha mãe pela coragem de abandonar o luxo(suas blusas vinham da Ilha da Madeira PT) o orgulho de estar sempre vestida de acordo com a moda,de meias francesas,sapatos de salto.
Nunca minha mãe deixou de ser bem recebida por estar descalça e mal vestida ela continuou a ser a respeitável e capaz dona Nega, admirada por todos.
Todos acreditavam que essa fase passaria,mas foi assim que aos 49 anos e 11 meses ela partiu para alem vida!
Para mim foi um privilégio ter uma mãe com tanta coragem!Ela andava limpinha,cabelos sempre presos com um lenço na cabeça!Seus pés descalços ,desenvolveram uma espécie de casca na sola como proteção,mas estavam sempre limpos.Ela dizia que voto de pobreza não incluía falta de higiene,pelo contrário todo pobre só tem a limpeza como arma de luta!
Mamãe sempre foi muito admirada pelas minhas amigas e paparicada pelos meus pretendentes.
Ela foi única em tudo que fez.Primeiro foi a primeira a importar roupas e sapatos e depois foi a única a abandonar tudo e só se dedicar a família.Continuou  a bordar divinamente,mas nunca para ela mesma.Uma coisa ela nunca mais fez:ela nunca mais costurou,principalmente roupa masculina.
Acho que consegui entender a sua mensagem com esse comportamento e procurei aplicar em minha vida:O IMPORTANTE  NÃO É A APARÊNCIA, MAS SIM  A ESSÊNCIA!!!!!!!!!!!!

Um comentário: