19 de mar. de 2012

Como era caro tirar fotos

Quando mudei para a rua Stélio Machado Loureiro conhecemos a o sr Zé Rojão,que era fotógrafo e residia um quarteirão a cima da minha casa.
Naquela época era raro quem tinha uma máquina fotográfica, e a para ganhar mais ele alugava máquina com filme e depois cobrava a revelação!
Seu Zé Rojão tinha esse apelido porque trabalhou muito tempo fazendo rojão.Era um senhor muito atencioso,tratava a todos com muito respeito e consideração.
Lembro-me do primeiro dia em que decidimos alugar uma máquina,nós iriamos visitar os avós no sítio e queríamos tirar fotos de todos de lá.
Por uma semana eu atormentei seu Zé indo todos os dias ver as máquinas,pedir orientação.
No sábado lá fomos minha irmã e eu para alugar nossa primeira máquina.
Lá chegando fui logo mostrando para ela tudo que precisava fazer para se tirar um boa foto.
Expliquei que quando estava sol tinha que por no desenho do sol e quanto estava nublado precisava por no desenho das nuvens.Precisava apertar o botão disparador e depois bobinar o filme pois senão acavalava as fotos umas sobre as outras.
Minha irmã perguntou para o fotógrafo como eu já sabia tudo isso e ele pacientemente explicou que eu fiquei a semana toda  aprendendo com ele.Demos a ele o dinheiro contadinho e saímos como se tivéssemos feito o maior negócio do mundo!
Em casa foi a maior festa a chegada da máquina,todos queriam te-la nas mãos e eu como papagaio ia repetindo tudo que havia aprendido.Trocamos de roupa e fomos tirar a primeira foto nas escadarias da igreja Matriz.Foi uma amiga da minha irmã que bateu!
Eu havia cortado o cabelo pela primeira vez e tinha feito permanente,estava me achando o máximo .Minha irmã com sua blusa bordada e a saia de listras nem se mexia de medo de estragar o cabelo!
No domingo choveu prá valer e não pudemos ir ao sítio,mas quando a chuva passou tiramos fotos da vizinhança!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Gostei, continue a contar as suas recordações, eu gostarei de as ler.

    Tudo do melhor para a senhora.

    ResponderExcluir