22 de mar. de 2012

Como a água era importante para nós!

Hoje dia da água lembrei-me de como nós vivíamos e nos juntávamos ao redor do rio. No sítio as casas eram construídas bem próxima ao rio. Dependíamos dele para tudo.As tábuas de lavar roupa era colocadas bem na beirada na margens.Não se desmatava as margens dos rios pois intuitivamente o homem sabia que elas protegiam o leito do rio.A agua era límpida,podíamos ver os peixes nadando.
Próximo onde eu morava havia muitas minas,de onde retirávamos a água para beber.No geral as minas ficavam cercada por vegetação e meu pai mantinha muito limpo a nascente,e mantendo as plantas ao seu redor.
Não se permitia pisar ou nadar onde a água brotava da terra.Foi usando uma mina que ficava um pouco mais elevada que minha casa que papai,inteligente como ele só,usando uma taquara especial conseguiu levar água até a cozinha de casa .
Foi um sucesso!Vinha gente de toda parte para ver o que meu pai havia feito!Para evitar desperdício papai colocou na ponta da taquara que ficava em casa, uma rolha que era tirada quando se ia usar.
Ao lado do rio havia o monjolo movido a água que era usado para fazer as farinhas de milho,de mandioca e o delicioso BIJU! Até hoje no silencio da noite tenho a impressão de ouvir a batida do monjolo!
A roda d'água era como motor das bombas de água de hoje!
Onde o rio alagava nas enchentes se plantava o arroz da água, que mataria a fome de todos .
Os sitiantes respeitavam as águas pois dependiam dela para viver, mas hoje o homem se julga tão auto suficiente que resolveu destruir a sua maior fonte de vida!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário