26 de mar. de 2012

O respeito pela terra!

Eu sempre me refino ao lugar onde nasci e vivi  a minha infância como "o sítio",mas na verdade era muita terra,mas meu pai acreditava que a terra era sempre terra independente do nome que se dava: chácara,sítio ou fazenda.
O homem dessa época  acreditava que a terra era o bem mais precioso e eles a lavravam como se tivesse acariciando-a.
Meu pai tinha várias famílias de colonos,que viviam próximos a nossa casa e eram tratados com todo repeito,e consideração!
Meus pais eram muito amados por eles.Dentre eles havia  a família da  Natália que quando eu nasci havia acabo de dar a luz o um menino,no dia em que nasci ,deu menos mama para seu filho para reservar para mim.
Foi aí que mostrei a que tinha vindo ,dispensando o seu leite,aguardando o da minha mãe.
Seu filho, um negrinho lindo, foi meu primeiro grande amigo me acompanhando por muitos anos em todas minhas travessuras pelo sítio.
As fazendas de papai eram exclusivamente cafeeiras,havendo ainda o plantio de algodão e banana.
A banana era colhida  verde e vendida em sua totalidade para uma fábrica nova de esmalte, a Bozzano.
De toda terra que possuía papai reservada uma parte bem grande para que os colonos ,em regime de meeiros,plantassem alimentos para todos.
Papai entrava com todos os custos e na época da colheita tudo era dividido com todas as famílias,inclusive a nossa.Na verdade quem mais trabalhava era meu pai ,organizando o trabalho de todos,distribuindo as tarefas,adquirindo sementes ou mudas e lavrando a terra com os colonos!
Cada pessoa que via meu pai lavrando a terra percebia como era grande o amor e gratidão que ele tinha pela terra!!!!!!!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário