18 de mar. de 2012

Que saudades do tio Silvério!

A irmã de minha mãe,tia Esperança ,era casada com um português chamado Silvério.Eles moravam na Rua Pernambuco em Avaré.Nós íamos constantemente a sua casa e vice-versa.Eu logo cai nas graças de meu tio,que desenvolveu um carinho muito grande por mim,chegando a me pedir para meu pai,que até se ofendeu.
Nós estávamos  sempre nos visitando.Pude conviver toda minha infância co tio Silvério!Foi com ele que conheci a historia de Portugal que foi uma grande potencia na época dos grandes descobrimentos.
Ele era um português que adorava sua terra.Falava com amor e saudades dos casarios de pedra,dos vinhedos,da alegria de seu povo!
Sabia como ninguém preparar uma bacalhoada, pasteis de Santa Clara,quindim, baba de moça,e muitos outros doces!
 Eu aprendi com ele que antigamente em Portugal a moça que não se casavam,ou tinha algum problema as famílias ricas mandavam para o  convento,que era mantido por essas famílias ricas.
O habito da freiras era engomado usando claras de ovos e elas para aproveitas as gemas inventaram doces com as gemas, que ficaram famosos.
O partido político de meu tio apoiava Ademar de Barros,enquanto o que do meu pai apoiava o Hugo Borghe para governador e meu tio era um ademarista fanático.
Lembro-me que meu tio me punha sentada na mureta da área de sua casa e manda eu gritar VIVA  O  ADEMAR  DE BARROS! Meu pai ficava uma fera  Minha avó Bárbara dizia que toda pessoa que marca sua passagem pela terra ,tornava-se imortal.
Meu tio se eternizou quando me ensinou a cozinha portuguesa!Cada doce ou comida que faço ou ensino para alguém tio Silvério revive!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Leio com muito prazer as recordações que a senhora escreve. Nem sempre comento, é verdade, mas adoro-as. Agora também escrevi uma historinha, é sobre uma moça brasileira que conheci quando era adolescente, gostava que a senhora lesse.

    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir