O sonho de todos os alunos que estudavam em escola do governo(era assim que se dizia) era um dia pertencer ao Orfeão Escolar.
Tínhamos aula de música desde o primeiro ano,mas só depois do terceiro ano é que os alunos que mais se salientavam eram convidados para fazerem parte do orfeão.
Aprendíamos desde o primeiro momento a solfejar.
Para fazer parte do orfeão precisava ter facilidade no solfejo.Como eu logo cedo aprendi a tocar bandolim,não encontrei dificuldades no solfejar.
As nossas aulas de música eram muito divertidas,pois muitos alunos ,quando eram chamados para solfejar. pagavam cada mico e a classe toda se punha a rir .
Nunca se exigiu que o aluno tivesse uma voz bonita,mas sim que soubesse ler as notas da pauta no seu tempo e andamento certo!Isso se chama solfejar!
Eu adorava ouvir o Orfeão nas festas da escola e sempre sonhei em um dia estar com aquele uniforme,cantando músicas tão lindas!
Outra coisa que atraia era a dispensa que todo participante tinha na última aula, que era a hora do ensaio do Orfeão!
No dia da prova de música no segundo ano os alunos eram obrigados a solfejar uma música até então desconhecida para provar que sabia solfejar.Fiz essa prova com muito esmero,procurando errar o mínimo possível, tentando no outro ano ser chamada para o Orfeão!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário