13 de nov. de 2012

As comemorações cívicas de antigamente

Sou de uma época em que se estudava  moral e civismo na escola e, talvez por isso ,nessa época se comemorava uma data histórica como hoje se faz uma abertura de jogos olímpicos.
A data mais importante era o 7 de setembro!
Cada escola queria levar para a rua o que havia de mais bonito e criativo.Todas as escolas desfilavam,cada uma com sua fanfarra.Preparávamos desde o primeiro dia de aula para essa data.
Não importava o tempo,chuva ou sol,lá estávamos nós representando nossa escola ,com orgulho e animação.
Os habitantes da cidade fazia até roupa nova para se aglomerar na rua e ver as escolas passarem.Até pessoas doentes eram levadas para ver o desfile.
Nessa época era comum uma cidade convidar uma escola de outra cidade, que se apresentara muito bem ,para desfilar.
O desfile de 7/9/1960 marcou muito a minha vida,pois nesse desfile representei o Estado do Rio Grande do Sul e minha roupa fez muito sucesso!
Eu ,como já contei,sempre fiz as minhas roupas,desde os 9 anos e como era muito criativa e contando com a ajuda de meu pai desenhei e executei uma fantasia estilizada de gaucha.
Eu chamei muito atenção pois usei uma calça comprida ,roupa que as mulheres da época não usavam, mas meu pai aprovou,aliás foi dele a ideia da calça.
Ele me seguiu por todo o desfile e quando alguém elogiava ele repetia É a minha menina!
Nesse dia fizemos até demonstração na praça formando a palavra independência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

...............................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário