23 de ago. de 2012

O bolo de antigamente


Hoje,ajudando uma amiga a organizar um aniversário,lembrei-me de como tudo diferente na minha infância.
Para começar o forno era de barro,as assadeiras eram feitas sob encomenda  por um ferreiro.
O primeiro bolo que vi minha mãe fazer era um pão de ló.Era uma grande festa se fazer bolo nessa época.
As mulheres se reuniam em volta de um grande tacho e juntas iam batendo o pão de ló até estar no ponto.
Meu pai cuidava do forno, e quando a massa estava pronta ajudava a por nas assadeiras e levar ao forno.
Em uma só fornada se fazia um bolo grande de casamento.
O recheio era quase sempre o mesmo:doce de ameixa seca no meio e envolta doce de abacaxi.
Minha mãe fazia lindos bolos de dois ou três andares,cobertos com um suspiro especial que hoje chamamos de marchimello.
Na época era moda servir bolo cortado em quadrados e passados na groselha e no coco ralado,era o máximo!
Minha mãe tirava da revista "O Cruzeiro" os modelos de bolo!
Certa feita minha irmã leu sobre um tal bolo de guaraná que estava em moda e,mais que depressa minha mãe começou a faze-lo.
Batido por várias mãos o bolo levava guarana na massa ao invés de leite ou água.Era umedecido com leite de coco e guaraná,coberto com suspiro e coco ralado!Era o máximo em novidade!
Hoje cada vez que faço um bolo,batido por uma batedeira elétrica planetária,asso em assadeiras de silicone que não precisa untar,num forno a gás com regulagem de temperatura, fico a imaginar o que mamãe faria com tanta modernidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário