14 de ago. de 2012

A maria mole

Não sei porque hoje as lembranças dos meus 6 anos não conseguiram se afastar de mim .Veio a minha lembrança a figura de minha tia madrinha Mariquinha,esposa de meu tio Domingos que morava ,na época na Barra Grande,hoje um povoado de Avaré,onde há uma penitenciaria.
Eu morava no campo Redondo,onde havia nascido,bem próximo da Barra,dava para ir à pé.Minha irmã estudou aí.
Meus tios tinham um bar e minha tia-madrinha Mariquinha fazia o melhor sorvete que conheci em minha infância.Lembro dela batendo o sorvete de massa,com um enorme batedor a mão e colocando no freezer enorme,com paredes grossas.
Na época não havia caixas de isopor e cada vez que alguem ia até o bar eles colocavam uma caixa cheia de pó de serra ,e dentro dela ,bem acondicionados ,um monte de sorvete para mim.Tudo era colocado num saco e acomodado no cavalo .
Quando surgia na curva uma pessoa que eu sabia que tinha ido a Barra Grande eu corria encontrar,pois sabia que trazia sorvete.Pena que tinhamos que chupar rapidamente os sorvetes pois não havia geladeira.
Quando fomos para Curitiba,visitar minha tia Joaninha e Concília ,mamãe aprendeu com uma alemã a fazer uma maria mole usando claras, açúcar e substancia que fica dentro do osso da perna do gado.
O doce deu tão certo que ela passou a fazer para minha tia vender no bar!HÁ  QUE SAUDADES!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário