16 de fev. de 2012

Que calor!

Sentindo este calor infernal ,podendo usufruir de um monte de aparelhos para aliviar o calor ,fico a imaginar meus pais,loirinhos, trabalhando a  terra  debaixo desse sol escaldante.
Meus pais se preveniam usando camisa de manga longa feita de saco de açúcar ou farinha,usavam chapéu de aba larga.Minha mãe usava uma saia ,também de saco,bem longa e alem do chapéu usava um lenço amarrado na cabeça.
Nessa época não se usava geladeira,para manter a temperatura se usava pó de serra. Para se trasportar sorvete colocava-se em uma caixa de pó de serra.
A água era tomada direta do rio,que corria limpo,transparente.Nessa época o rio era considerado como uma benção nas propriedades e tratados com muito respeito.
Hoje para nos refrescarmos, usamos ar condicionado,ventiladores,mas meus pais usavam a sombra das árvores,as frutas colhidas nos pés,a água dos rios.Dizem que hoje o sol é mais quente,mas em 1949,eu indo ao encontro do vô José,descalça queimei os pés ao pisar na areia quente de dezembro!Se aquele sol era mais frio, esqueceram de dizer as solas de meus pés, que ficaram em carne viva!
Sempre meus pais plantavam melancia junto com o café,e na hora que o calor apertava colhia-se uma melancia,batia com ela num toco para abri-la e todos se deliciavam da polpa vermelha e fresquinha da fruta.Já mais no final do dia eles a comiam com pão,como eu faço até hoje!
Plantavam também abacaxi, que era bem refrescante!
Será que o sol hoje é mais quente ou nós é que estamos mais FRESCAS !!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário