Desde que cheguei em Valinhos,fui cativada pela bela Festa do FIGO! Era uma festa magnífica onde o figo era o Rei.
Toda a população da cidade e dos arredores, nas cidades vizinhas, esperavam com ansiedade a Festa do Figo.Essa festa alem de apresentar as mais belas frutas trazia para a cidade muitos turistas, pois sempre trazia novidades e muitos shows maravilhosos.Não era uma festa para político aparecer ,pois o Rei Figo Roxo era a maior atração!
Tudo começou com a saudade que o italiano Lino Busatto tinha do figo de sua terra natal, e providenciou algumas mudas com parentes da Itália.Como a fruta se adaptou muito bem a nova terra seu cultivo foi se alastrando e fez da cidade" A Capital do Figo Roxo"
Essa festa que projetou Valinhos para todo o país e até no exterior nasceu da necessidade de se construir uma Igreja matriz e escoar a produção do figo.Hoje o nome desse idealizador brilha no parque onde se realiza essa festa:Monsenhor Bruno Nardini.
Inicialmente foi feita no pátio da Igreja,depois onde hoje se localiza a rodoviária, até surgiu o Parque construído para a sua realização.
Era comum os turistas estrangeiros procurarem vir ao Brasil na época de sua realização,pois sua fama correu mundo!
Os agricultores trabalhavam com afinco para ter as melhores frutas e receber os prêmios.
Hoje a festa se tornou mais local,sem grandes novidades,com show comuns se grandes atrativos.
Alem do turismo rural os antigos organizadores pretendiam plantar figo na entrada do parque para recepcionar os visitantes,mas tudo ficou no passado como a fabulosa Festa do Figo que tínhamos antes!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário