1 de ago. de 2011

O monstro de ferro que cuspia brasa!

Hoje o jovem é conectado,vive no computador,nos idos dos 50 e 60, a paixão dos jovens era um monstro de ferro que cuspia brasa.As 20 horas,bastava ele apitar e corríamos nos para vê-lo chegar!
Quando ouvia-se o PIUIIIIIIIIII,a estação enchia de gente para ver o trem passar!Era uma outra realidade e eu nem sei se vou conseguir passar para vocês, mas vamos lá eu vou tentar!
Onde chegava o trilho do trem,também chegava o PROGRESSO .A maioria das cidades nasceram ao redor do trilho. O estado era cortado por trilhos,Havia varias companhias,que eram inter ligadas.Por exemplo: onde eu morava era a  Sorocabana,mas eu podia ir até a Mogiana só fazendo uma baldeação em Rubião Junior.
Nessa época as estradas eram poucas e tambem era raro se ter um carro.As viagens eram difíceis.O trem veio para facilitar tudo.
No começo a maguina que puxava os vagões era movida a vapor.Na máguina havia uma caldeira que era constantemente alimentada,colando mais lenha no fogo.Havia de trecho em trecho da estrada grandes depósitos de agua que era captado para a caldeira.
Onde há fogo há fumaça e há brasas  Fumaça  saia pela chaminé da máquina e de acordo com o vento era comum brasinhas entrar pela janela tostando a roupa dos viajantes.
Na máquina o calor era infernal devido a caldeira.Acredito que os homens de hoje acostumados com ar condicionado não teriam condições de executar esse trabalho.O maquinista do trem era um herói,pois alem de tudo tinha que controlar a temperatura da caldeira,orientando o foguista na alimentação do fogo.
O trem tinha duas classes:a primeira classe onde os bancos eram acolchoados e a segunda classe que era muito desconfortável pois os bancos eram  de madeira e muito duros.Em todos os vagões os bancos eram colocados 2 a 2 um  da frente para o outro, oque deixava a viagem mais intimista.

Quem comandava o trem era o chefe do trem,tinha ainda o funcinario que passava picotando as passagens,inutilizando-as
Como as viagens eram longas havia um completo restaurante para servir as refeições.
Só poderia frequentar o refeitório quem estivesse na primeira classe, os outros pediam as  refeiçoes que era
servido no proprio vagão.Havia banheiros mas não depositos,tudo caia nos propios trilhos.
Mais tarde surgiram as m´quinas movidas a eletricidade e a oleo .
Com todo esse progresso que temos hoje acredito que a via ferrea ainda é a melhor solução de transporte mas como sua manuteção é pequena como poderia enriquecer nossos politicos não é????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário