21 de fev. de 2011

Como o francês se tornou minha terceira lingua!

Com o inicio e posterior sucesso do jornal, os professores tornaram-se mais audaciosos. Passaram a desenvolver cada um uma atividade melhor.A professora de francês era uma jovem,a pouco formada,filha de austríacos, cheia de novas idéias.Como já era minha conhecida,mamãe costumava fazer doces para eles rapidamente nossas loucuras se misturaram.Por falar o francês, as aulas dela eram uma delícia:nos só falavamos na sua lingua. Certo dia fui fazer uma entrega na sua casa e muito metida e sabendo que eles falavam o francês cumprimentei a dona Paula Paulisch a sua lingua. Ela achou que eu tinha um bom francês.Ela achou que eu não tinha o sotaque  característica do brasileiro.Acredito que por ter falado o italiano e depois o português tenha ajudado.Todas  as tardes eu ia na casa da dona Ingleborq Paulistich, esse era o nome da  professora, Lá aprendi o francês. Eu adorava ir lá pois todos me tratavam muito bem,e quando d.Ingle decidiu montar um uma festa com música,dança,poesia e uma peça de teatro Clair de la Luna.Participei ativamente na elaboração e no ensaio e apresentação da peça de teatro.Tudo foi um sucesso e eu sai ganhando,ganhei amigos e aprendi nova lingua. Meu interesse foi tanto que em 1958 passei a fazer a Aliança Francesa   em Bauru.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Essa é realmente uma linda história. Abraço, Ni

    ResponderExcluir