26 de fev. de 2011

O cinema e o footing na Praça da Matriz

Na década de 50, ir ao cinema era uma ótima distração. Onde eu morava o cinema ficava próximo à praça onde ficava a igreja matriz.Tinha um serviço de som e quando
ia começar a sessão tocava o "Tema de Lara ".Nessa hora todos saiam
correndo para não perder o seriado de 15 minutos que antecedia ao filme.Era uma grande animação,toda e qualquer sessão. Até quando o filme era péssimo,nós nos divertiamos. O que importava era estarmos juntos rindo, chorando ou  comentando.Muitos casais se formaram numa sessão. Havia o lanterninha que além de acompanhar os retardatários procurando um lugar, tinha a obrigação de fiscalizar os bons modos dos casais. No começo a tela era menor, mas com o avanço da industrias cinematográfica com a vinda da téccolor foi trocada por uma enorme.Assisti todos os filmes do Mazarope,Marlon Brando,Toni Curtes e outros. Tenho uma péssima lembrança desse cinema. No ano de 1960 eu tinha um namorado sério e no dia do meu aniversário ele, filho de um político, por estar em Brasília, não pode se fazer presente, eu muito espertinha fui ao cinema com outro jovem , Ele havia me mandado de presente um sapato e uma bolsa. E não é que chega no final da sessão e ao me ver com outro jovem, simplesmente se aproximou enquanto eu saia e me deu um tapa no rosto. Sai de fininho sem alvoroço. Nunca mais esqueci                                                                                                 
Antes de ir ao cinema, ficávamos andando na praça, ao redor da parte central, os rapazes ficavam do lado de fora, no seu melhor terno, de cabelo arrumado, nos observando, e algumas vezes nos elogiando. Eu achava uma situação ridícula, mas para acompanhar as amigas ia. Mamãe ficava brava quando eu dizia que era como se nos estivessemos sendo observado e analisadas para depois ser escolhida. Nunca namorei alguém que conheci na praça. Sempre fui muito seletiva. Todas as vezes que o Fernando estava na cidade nós bagunçavamos muito.Éramos a atracão! Quando chegávamos juntos todos sabiam que nessa noite ninguem teria sossego.                                                                                                            
ERAMOS FELIZES COM  MUITO POUCO! TUDO ERA MOTIVO PARA RISADAS.! CARREGAVAMOS A INOCENCIA NA ALMA! SONHAVAMOS.....................................................


COM  UM  MUNDO MELHOR, MAL SABENDO QUE ESSE MUNDO SÓ PIORARIA! ANSIAVAMOS EM SER VALORIZADAS      NÃO SABIAMOS QUE NOSSAS OBRIGAÇÕES SÓ AUMENTARIAM!

GANHANDO NOS PERDEMOS A GRAÇA DE SER

MULHER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário