14 de mai. de 2012

O último Dia das Mães!

O ano era 1965,lembro-me muito bem!Eu estava lecionando na cidade de Taguaí e devido as muitas chuvas não pude voltar para casa por 15 dias.Nesse ínterim ,mamãe foi acometida de uma crise forte e minha irmã a levou ao médico.Nosso segredo foi descoberto! Ninguém sabia,a não ser o Fernando que costumava me ajudar  nas suas crises, sabia que mamãe esta com os dias contados,pois um câncer a corroía !Foi por imposição de mamãe que sua doença foi mantida em segredo e todo tratamento fora feito escondido da família,nem meu pai sabia.Segundo mamãe ela não queria a piedade de ninguém!
Como a comunicação nessa época era precária eu só soube  quando cheguei, na sexta feira anterior ao Dia das Mães.
No começo do ano eu havia dado a ela um cachorrinho lulu, que era o sonho dela, mas para o domingo havia comprado uma utilidade doméstica,que era o que ela mais gostava de ganhar.
Ao chegar em casa tive que enfrentar minha família pelo segredo,mas todos entenderam minha posição diante da ordem de minha mãe.
O final estava se aproximando!Mamãe não conseguia mais lutar com sua doença !Daquela mulher ágil e falante só restava  a sombra!
No domingo logo minha irmã, chegou trazendo seus dois filhos e o presente para mamãe.Quando ela foi entregar,mamãe pediu que me chamasse (eu estava lavando roupas).
O presente que eu havia dado a ela estava sobre a cama,a pedido dela, e minha sentada ao lado da cama enquanto ela brincava com os netos.
Mamãe então pediu que eu pegasse o presente que havia dado a ela,o mesmo fez com minha irmã e com muita dificuldade pediu que trocássemos os presentes e que daí em dia  deveria ser sempre assim no Dia das mãe!
Por mais dificuldade que passemos ,desde então temos feito assim, em memória de minha mãe!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário