,O Bairro Reforma Agrária,distante uns 15km do centro de Valinhos é a única reforma agrária que deu certo no Estado de São Paulo.Era um cidade de chácaras.
Foi uma obra do tão esquecido governador Carvalho Pinto, com o então Secretário da Agricultura José Bonifácio Coutinho Nogueira
Era uma fazenda improdutiva e com muitas dívidas,e esses dois homens tiveram a coragem e a ousadia de dividir em lotes e entrega a agricultores que não possuíam terra,talvés advenha daí o sucesso do empreendimento.
Antes da entrega cada terreno recebeu infra estrutura:casa com 2ou 3 dormitórios,saneamento básico (agua encanada,esgoto).e até escola.
Na área central foi construído o Condomínio que era área de uso comum,onde ficava o escritório,açougue,bar,e o depósito do maquinário que era utilizado por todos em regime de rodízio,algumas casas que poderiam ser usada pelos chacareiros se necessário.
Havia uma administração eleita,que se encarregava de cuidar de tudo.Seu José era o empregado que mantinha tudo limpo e bem cuidado,era também o guardião da Reserva Florestal que ali havia.
Alem de distribuir a correspondencia era também tendente do telefone comunitário.
Hoje muito se fala em distribuição de terra, mas se dá a terra sem oferecer condições do homem cuidar.
Várias famílias de antigos imigrantes,se enriqueceram plantando frutas na Reforma .
Italianos,japoneses se uniram e fizeram do pedaço de terra que receberam o maior produtor de figo roxo (que dá o título a cidade),uva,mais tarde goiaba,maçã,moranguinhos............
Porque as nossas autoridades não se espelham nessa Reforma Agrária??????????
Nenhum comentário:
Postar um comentário