24 de nov. de 2011

A Escola da Reforma Agraria

Ao me remover de Apiai,me deixei levar pela intuição e indiquei a Escola do Bairro Capivari,da qual eu nada sabia.Essa escola ficava no Bairro Reforma Agrária em Valinhos,apesar do nome.
Ela ficava no Condomínio,pra onde eu mudei.Era uma escola que atendia os filhos dos chacareiros  seus meeiros e o ginásio atendia outros Bairros próximos.
Tinha um corpo docente comprometido com a comunidade,a ligação com os pais era tanta,que bastava a surgir um problema que todos se faziam presente.A escola progredia a olhos vistos.
Ela era famosa pelas suas festas,que atraía gente até de outras cidades.Tudo que era arrecadado aplicava-se na própria escola.
Nessas festas os alunos se apresentavam mostrando seus dotes artísticos ,agradando os seus pais, que apesar de incultos adoravam a cultura e não queriam para os filhos a mesma sorte deles.
Tínhamos  o prazer de  receber em nossas festas autoridades da educação,e do município.
O pátio da escola se transformava em um salão de festas com suas barracas,gaiola para a prisão,onde as meninas mandavam amados.,comidas a valer!.
A festa junina era uma típica festa rural,com fogueira,com o entronamento do santo do dia,com saquinhos enfeitados( com amendoim),sombrinhas decoradas com balas.
Eu sempre lecionei em escolas diferentes,mas a garra dos pais da reforma,eu nunca esqueci.
Logo no segundo ano na escola com a morte de Edina Bampa da Fonseca,uma professora que amava o que fazia pudemos dar a essa escola o nome que ela merecia,de uma de suas professoras.
Infelizmente para o bem de meus filhos eu tive que me remover para a cidade,mas lá deixei grandes amigos,compadres e afilhados e a semente que lá deixei;amor pelos alunos!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário