4 de jan. de 2013

A Maria Fumaça

Dentre as coisas boas que esta nova casa me oferece,esta o prazer de ouvir o trem.
Sempre nas horas certas lá vem ele apitando,avisando que esta passando!
Eu já disse para vocês que sou uma caipira convicta, que ama a terra, os animais, a simplicidade de se viver!
Como boa caipira duas coisas mexem com meu ser: o apito do trem e o som de uma boa Banda.
Essas duas coisas ,tão diferente em si, me remete a minha infância, adolescencia e juventude.
O trem era para nós o único meio de trasporte para grandes distancias.Era chic viajar de trem,principalmente na primeira classe!
Ao ouvir o apito do trem sou remetida para um vagão com banco almofadados,o chefe de trem passando para picar a passagem,pessoas devidamente vestidas vendendo doces ,balas,salgados.
Vem a minha memória a recomendação de minha mãe "não senta na janela! Sabem porque! É que adentravam pela janelas as fagulhas da Maria Fumaça que poderia queimar roupa ou até o cabelo!
Como é do conhecimento de todos as famílias italianas são muito unidas e para podermos estarmos  juntos usávamos o trem para nos visitarmos. 
O trem foi o primeiro monstro que vi,cuspindo fogo que só dava alegrias!
Conheci trem de todos os tipos,desde a Maria Fumaça mas que era feita de madeira até as mais modernas,pois por um bom tempo minha vida girou ao som do apito do trem!
Se os trens  circulavam em Avaré pudessem falar poderiam contar a história de uma menina curiosa,de chupeta na boca que aos poucos foi se transformando numa jovem amante da vida.

Na verdade o trem foi a única testemunha de meu crescer como ser humano e principalmente como um ser em evolução!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário