22 de jan. de 2013

A mangueira do pasto

Eu era bem pequena, mas lembro do dia em que mamãe plantou as trés mangueiras no pasto,ante de se chegar em casa..
Foram meus familiares que completaram minhas lembranças,que eram vagas.Papai certo dia chegou em casa trazendo umas mangas grandes e muito saborosas!
Mamãe guardou todos os caroços e pôs para brotar.
Cinco deles brotaram e logo o lugar para plantar foi escolhido,era um pasto que ficava antes de se chegar em casa,que ainda estava descampado.
Eu lembro nitidamente de mamãe abaixada plantando os caroços brotados em fileira.Papai cercou ao redor para que o gado não pisotiasse.
Vi os primeiros brotos surgirem.Enquanto eu crescia as mangueiras iam acompanhando meu crescimento
Logo estávamos da mesma altura,mas antes que eu percebesse elas já eram lindas mangueiras.
Lembro das brincadeiras que eu e Tição fazíamos debaixo dela e nos seus galhos,primeiro frágeis e mais tarde grossos e fortes.
Que alegria o dia em que vimos as primeiras flores !Com curiosidade acompanhamos a transformação das flores em lindos frutos.
Não contamos para ninguém que já havia mangas!Quando elas maduraram nos lambuzamos de tanto chupar as mangas.
O tempo passou,eu mudei para a cidade,fiquei adulta, casei,tive filhos e cada vez que eu ia visitar meu tio ,que ainda morava próximo a elas eu ia ve-las e as vezes até achava umas mangas para chupar.Elas tinham o doce gosto de infancia e me traziam a mente lindas recordações!
A última vez que as vi foi quando levei meus netos  para conhecer  onde eu nasci.Elas estavam velhas,já
não davam frutos e suas frondosas folhas eram comidas pelo gado que lá estavam.
Enfileiradas,velhas infrutíferas elas mostravam como o tempo havia passado para nós!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário