25 de jan. de 2013

A eclipse

Para que possamos nos localizar no tempo e possa ser entendido tudo de acordo com a época,preciso lembrar alguns fatos.Vamos comigo!
Quando esse fato aconteceu eu já sabia ler e escrever,mas só em italiano.Lembra que já lhes contei que aprendi a ler atravez das cartas dos parentes que vinham da Itália?
Minha curiosidade me levou a querer aprender a ler aqueles sinais que queriam dizer alguma coisa.
Foi usando o interesse e a curiosidade que mais tarde me tornaria uma ótima alfabetizadora e de pois uma educadora.
Como eu aprendi a ler por volta de quatro anos,então este fato se passa na década de 50,por isso que esse fato apavorou as pessoas simples e incultas.
Uma notícia corria com rasto de rojão: o sol ia desaparecer!
Nessa época não havia TV,e a maioria dos locais não tinha nem luz elétrica!
Todos ficaram apavorados,chorando muito,pois temiam que não haveria mais sol!
Meu avô José,catou seus livros e se pôs a estudar sobre essa possibilidade! Os colonos nesse dia n
!em foram trabalhar,esperando o fim do sol.
As beatas diziam que era castigo porque as mulheres começaram a mostrar os joelhos!Em fim todos colocaram a culpa no demônio, que tentava a todos!
Lá pelas 4 horas , o tempo mudou,parecia que ia chover. As nuvens tapava o sol.Todos ,reunidos na capela se puseram a rezar o terço!Havia muito choro.
Minha fam´lia estava em casa nos afazeres domésticos.Meu pai  estava na roça ,só voltou quando escureceu!
Realmente o dia viro noite.O sol desapareceu!os poucos começou a aparecer um círculo de luz que foi aumentando,aumentando até que se transformou em um lindo sol!



Eu acabara de ver minha primeira eclipse solar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário