Para as escolas do governo iam os alunos que realmente queriam aprender,para a paga iam aqueles que só queriam o diploma sem o interesse em aprender.
Era difícil entrar e se manter em uma escola publica.O aluno que fosse reprovado por dois anos consecutivos era expulso.
A avaliação era rigorosa.Tínhamos a prova escrita composta de 1 questionário,uma dissertação sobre o assunto e uma prova oral quando se sorteava um assunto dentro da matéria e diante de uma banca examinadora tinha que falar sobre o assunto e depois responder as perguntas dos examinadores.
No caso de matérias exatas se faziam cálculos.
O aluno era obrigado a ter cultura para passar de ano e não havia recuperação,só segunda época.
Lembro até hoje quando sorteei a origem do homem pré colombiano,eu era fanática sobre o assunto e quando comecei a falar,explicar as hipóteses e teorias ,não parei mais,falei tudo sobre o assunto que os avaliadores se negaram fazer perguntas e eu tirei 100 de todos os examinadores!
Ia para a escola o aluno que realmente queria aprender e quando ele achava que tinha aprendido o suficiente,ele saia da escola e ia trabalhar!
Todos tinham a mesma avaliação independente de cor,credo ou raça.Eu tive excelentes amigos paupérrimos que dependiam da caixa da escola para estudar e era ótimo aluno,como também negros que recebiam o mesmo tratamento que eu ariana, recebia!
Tenho certeza que o sucesso da escola pública esteve sempre intimamente ligada a vontade de aprender que nos norteava!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário