31 de dez. de 2011

Finalmente o dia da pamonha!

Entre as duas datas importantes os  visitantes tinham a oportunidade de vivenciar a vida na  roça.Os homens iam para a lida com meu pai, iam fazer de conta que eram lavradores.Eles se divertiam muito!
As mulheres ficavam em casa ajudando nos afazeres domésticos\!Nos as crianças nos divertíamos brincando e muitas vezes colocando os da cidade em maus lençóis.Eles não conheciam nada da vida na roça,tinham medo dos animais,de andar no mato,de pular o rio ,tinham medo de tudo que para nós era tão comum!
Antes do Ano Novo todos se reuniam para fazer pamonha,crural,bolo de milho,e a deliciosa Cambuquira com milho verde.
Bem cedinho os homens iam na roça colher o milho que papai plantava especialmente para essa data.As mulheres separavam os utensílios que usariam para ralar o milho,as vasilhas para temperar,a peneira para coar o milho,as latas para cozinhar as pamonhas,e se preparavam para trabalhar bastante.
Quando os homens chegavam, todos limpávamos as espigas,tirando os cabelos do milho.Cantando,rindo ou contando anedotas o milho iam sendo ralado e se transformando em pamonhas doce ou salgadas.Como muitos, como eu ,só gostavam da pamonha doce,elas eram feitas e cozidas em separado.
Eu adorava dobrar a palha do milho,dando o forma de pamonha,encher,por a capa,dobrar ,amarrar e jogar na agua fervente.
Cada vasilha de pamonhas que saia do fogo todos corriam para devorá-las.
Até hoje, quando falo dessa data, sinto até o cheiro emanado das delicias que eram feitas.Lembro muito bem da união que havia entre todos,da alegria de todos,da sujeira que faziam e do trabalhão que tinham para deixar tudo em ordem ,mas tudo era feito num ambiente de cordialidade,de amizade e principalmente com muita alegria!!!!!!
Sempre contei aos meus filhos as minhas experiências na roça,mas nunca pude dar a eles uma reunião familiar como sempre eu tive,pois só tenho uma irmã e meu marido é filho único!As maneiras de ser, pensar  e agir,sempre me afastou da família do meu marido e até da minha irmã.Só pudemos nos reunir por ocasião das
bodas de ouro de meu tio Toninho e tia Maria,um pouco antes dele partir para alem vida!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário