24 de dez. de 2011

As visitas chegavam!

Era nas primeiras horas do dia 24 que os parentes começavam a chegar! Muitos vinham de carro e outros chegavam cansados pois vinham de trem.
Eu só esperava por dois parentes: o primo Riciere que sempre me levava para caçar e Gumercindo que eu sei qual  era o grau de parentesco, mas ele chamava vovó de tia.
Gumercindo era um senhor de idade,ótimo marceneiro e todos anos me trazia móveis para casa de boneca.
Ele costumava trazer moveis iguais os da ninha mãe ,acredito que ele para me agradar fazia exatamente como os de casa.
No último Natal que passou conosco me trouxe ,para o meu tamanho um sofá como da mamãe e uma mesa com 4 cadeiras,todas pintadas no encosto com rosas.
Por vários Natais eu ainda o esperei,mas ele nunca mais veio,quando cresci um pouco mais soube que ele tinha  ido para alem vida.Fiquei muito triste,pois aprendi a amá-lo,não pelos presentes mas por ele mesmo,por toda sua capacidade de criar.
A visitas chegavam e já começava a comilância!Enquanto os adultos punham as novidades em dia nós as crianças saiamos para brincar,e eu mostrava com orgulho  os meu bichos.
A ceia era preparada e todos bem vestidos,como se fosse para uma festa nos reuniamos ao lado da imensa mesa,esperando que a primeira estrela nascesse e ,só então a ceia começava.
Mamãe e vovó Bárbara adentravam trazendo nas mãos um prato a ser servido,entoando a música NOITE FELIZ!Em seguida fazíamos uma oração e a festança começava e por uma semana todos tinham a obrigação de ser feliz e fazer o próximo feliz!!!!!!!!!No dia de natal a festa pegava fogo!
Na manhã do dia de Natal,quando eu levantava a mesa estava coberta e nunca tinha ninguem na cozinha,mas bastava eu sentar a mesa para todos sairem dos seu esconderijos cantando o PARABÉNS PARA VOCÊ!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário