22 de dez. de 2011

O Natal de ontem!

Como vocês sabem sou filha de imigrantes italianos que vieram fazer a vida no Brasil.Logo cedo aprendi o valor de uma família e a importância de manter a união da família.
Por ocasião das festas do final do ano e do Natal,toda a família se reunia no Campo Redondo.Como meu pai era um bom lavrador,plantava o milho de maneira que na reunião anual da família todos pudessem juntos fazer pamonha,cural,bolo de milho e suco.
Como mamãe era exímia cozinheira ,ela fazia toda a comida.No começo de Dezembro começava a fazer os doces;latas de 20 litros de doce de figo,de goiaba,de laranja, mamão ralado, de sidra, de banana ,,de abóbora,os famosos cristalizados de mamão,e abóbora e os famosos doces de amendoim que papai sabia fazer muito bem.Todos ajudavam limpando e preparando as frutas.
Criava-se frangos,cabritos,leitoas especialmente para as festas.A boa lenha para o forno era preparada.
Na semana do natal para mim era um grande sofrimento,pois frangos,cabritinhas,leitãozinhos eram mortos.
Mamãe e papai temperavam todas as carnes.Mamãe e vovó  começavam a preparar as massas.
Faziam massa de macarrão,lasanha.rigatone e vovó preparava o inhoque.
Latas e mais latas de biscoitos eram preparadas.Faziam biscoito de maizena,de coco,de polvilho.Tinha doces que hoje não se vê  mais como os apressados,o mantecal.
Os homens faziam quilos e mais quilos de linguiça e chouriço .Com o pouco tempo que mamãe tinha ainda fazia nossas roupas.
A festa começava quando os parentes que moravam distantes  chegavam.Juntava mais de cem pessoas que se amavam e por uma semana viveriam juntos.!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário