8 de dez. de 2010

Rumo ao desconhecido.

Finalmente o dia tão esperado chegou! As crianças colocaram sua roupa de festa! Os moveis foram cobertos, pois Bárbara pretendia retornar para casar suas filhas. Os malões com o enxoval das quatro meninas foram fechados por Paschoal. Foi aí que a história de minha família mudou!
Inocentemente e temendo perde-los, Pascoal fecha nos malões os documentos da fazenda Santa Rosa, os documentos que usariam na viagem e parte do que havia conseguido economizar. Na hora da despedida todos dizem só tchau, pois a volta era certa!
Chegando no navio ao embarcar, a família passa de  fazendeiros para imigrantes por não ter passagem. Adeus mordomia,camarotes e tudo mais.Paschoal decide não viajar mas Bárbara o faz ver que nisso tudo estava a mão do pai e que nada deveriam temer, pois que o era deles viriam até eles. Para o agenciador foi ótimo tudo isso ter acontecido, pois ele recebia" por cabeça".  
Naquela época esses individuos recebiam muito dinheiro dos fazendeiros brasileiros para levar italianos para o Brasil. A família Fusco foi praticamente jogada, junto com os outros italianos nos  porões do navio. E a viagem começa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário