31 de dez. de 2011

Finalmente o dia da pamonha!

Entre as duas datas importantes os  visitantes tinham a oportunidade de vivenciar a vida na  roça.Os homens iam para a lida com meu pai, iam fazer de conta que eram lavradores.Eles se divertiam muito!
As mulheres ficavam em casa ajudando nos afazeres domésticos\!Nos as crianças nos divertíamos brincando e muitas vezes colocando os da cidade em maus lençóis.Eles não conheciam nada da vida na roça,tinham medo dos animais,de andar no mato,de pular o rio ,tinham medo de tudo que para nós era tão comum!
Antes do Ano Novo todos se reuniam para fazer pamonha,crural,bolo de milho,e a deliciosa Cambuquira com milho verde.
Bem cedinho os homens iam na roça colher o milho que papai plantava especialmente para essa data.As mulheres separavam os utensílios que usariam para ralar o milho,as vasilhas para temperar,a peneira para coar o milho,as latas para cozinhar as pamonhas,e se preparavam para trabalhar bastante.
Quando os homens chegavam, todos limpávamos as espigas,tirando os cabelos do milho.Cantando,rindo ou contando anedotas o milho iam sendo ralado e se transformando em pamonhas doce ou salgadas.Como muitos, como eu ,só gostavam da pamonha doce,elas eram feitas e cozidas em separado.
Eu adorava dobrar a palha do milho,dando o forma de pamonha,encher,por a capa,dobrar ,amarrar e jogar na agua fervente.
Cada vasilha de pamonhas que saia do fogo todos corriam para devorá-las.
Até hoje, quando falo dessa data, sinto até o cheiro emanado das delicias que eram feitas.Lembro muito bem da união que havia entre todos,da alegria de todos,da sujeira que faziam e do trabalhão que tinham para deixar tudo em ordem ,mas tudo era feito num ambiente de cordialidade,de amizade e principalmente com muita alegria!!!!!!
Sempre contei aos meus filhos as minhas experiências na roça,mas nunca pude dar a eles uma reunião familiar como sempre eu tive,pois só tenho uma irmã e meu marido é filho único!As maneiras de ser, pensar  e agir,sempre me afastou da família do meu marido e até da minha irmã.Só pudemos nos reunir por ocasião das
bodas de ouro de meu tio Toninho e tia Maria,um pouco antes dele partir para alem vida!!!!!!!!

24 de dez. de 2011

Hoje é Natal!


Hoje é Natal. Foi num dia de Natal em 1944,que eu cheguei  nesta vida.Nasci sem que fosse planejada,mas segundo minha mãe nasci para dar alegrias aos meus pais e avós.Ainda pequenina eu mostrei a que tinha vindo:para ultrapassar barreiras,vencer adversidades,vencer preconceitos e deixar nesta vida a minha marca de lutadora,valente e com muita capacidade de amar!
Dos meus pais recebi os ensinamentos de amor e respeito por tudo que o Pai criou.
Aprendi a respeitar e valorizar o vento que ajuda na fertilização das plantas,a chuva que molha a terra e torna possível a  vida, as pedras que nos ensinam a ter paciência,pois para crescerem demoram milênios.
Aprendi com meus familiares o real valor da terra,que se cuidada e bem trabalhada nos fornece tudo o que precisamos para viver e no final da vida recolhe nosso corpo.
O repeito aos vegetais ,vivendo na roça logo cedo conheci,pois eles nos davam alimentos,embelezavam nossas vidas, alem de purificarem o ar que repairávamos.
Aprendi o respeito pelos animais selvagens que seguindo o seu objetivo de criação,se eliminavam mutuamente,não havendo excessos ,e o homens  nada tinha que fazer.
Os animais domésticos foram cativados por nós,portanto fui ensinada a amado-los e respeita-los,sabendo que eles precisavam de mim como eu deles.
Aprendi com papai a ler no céu os sinais que a mãe natureza nos mandava,para entender o que estava por ocorrer.
Resumindo queria deixar bem claro que fui e sou uma roceira que ama a natureza,os animas,vegetais,minerais e principalmente a terra!!!!!!!!

As visitas chegavam!

Era nas primeiras horas do dia 24 que os parentes começavam a chegar! Muitos vinham de carro e outros chegavam cansados pois vinham de trem.
Eu só esperava por dois parentes: o primo Riciere que sempre me levava para caçar e Gumercindo que eu sei qual  era o grau de parentesco, mas ele chamava vovó de tia.
Gumercindo era um senhor de idade,ótimo marceneiro e todos anos me trazia móveis para casa de boneca.
Ele costumava trazer moveis iguais os da ninha mãe ,acredito que ele para me agradar fazia exatamente como os de casa.
No último Natal que passou conosco me trouxe ,para o meu tamanho um sofá como da mamãe e uma mesa com 4 cadeiras,todas pintadas no encosto com rosas.
Por vários Natais eu ainda o esperei,mas ele nunca mais veio,quando cresci um pouco mais soube que ele tinha  ido para alem vida.Fiquei muito triste,pois aprendi a amá-lo,não pelos presentes mas por ele mesmo,por toda sua capacidade de criar.
A visitas chegavam e já começava a comilância!Enquanto os adultos punham as novidades em dia nós as crianças saiamos para brincar,e eu mostrava com orgulho  os meu bichos.
A ceia era preparada e todos bem vestidos,como se fosse para uma festa nos reuniamos ao lado da imensa mesa,esperando que a primeira estrela nascesse e ,só então a ceia começava.
Mamãe e vovó Bárbara adentravam trazendo nas mãos um prato a ser servido,entoando a música NOITE FELIZ!Em seguida fazíamos uma oração e a festança começava e por uma semana todos tinham a obrigação de ser feliz e fazer o próximo feliz!!!!!!!!!No dia de natal a festa pegava fogo!
Na manhã do dia de Natal,quando eu levantava a mesa estava coberta e nunca tinha ninguem na cozinha,mas bastava eu sentar a mesa para todos sairem dos seu esconderijos cantando o PARABÉNS PARA VOCÊ!!!!!!!!!

22 de dez. de 2011

O Natal de ontem!

Como vocês sabem sou filha de imigrantes italianos que vieram fazer a vida no Brasil.Logo cedo aprendi o valor de uma família e a importância de manter a união da família.
Por ocasião das festas do final do ano e do Natal,toda a família se reunia no Campo Redondo.Como meu pai era um bom lavrador,plantava o milho de maneira que na reunião anual da família todos pudessem juntos fazer pamonha,cural,bolo de milho e suco.
Como mamãe era exímia cozinheira ,ela fazia toda a comida.No começo de Dezembro começava a fazer os doces;latas de 20 litros de doce de figo,de goiaba,de laranja, mamão ralado, de sidra, de banana ,,de abóbora,os famosos cristalizados de mamão,e abóbora e os famosos doces de amendoim que papai sabia fazer muito bem.Todos ajudavam limpando e preparando as frutas.
Criava-se frangos,cabritos,leitoas especialmente para as festas.A boa lenha para o forno era preparada.
Na semana do natal para mim era um grande sofrimento,pois frangos,cabritinhas,leitãozinhos eram mortos.
Mamãe e papai temperavam todas as carnes.Mamãe e vovó  começavam a preparar as massas.
Faziam massa de macarrão,lasanha.rigatone e vovó preparava o inhoque.
Latas e mais latas de biscoitos eram preparadas.Faziam biscoito de maizena,de coco,de polvilho.Tinha doces que hoje não se vê  mais como os apressados,o mantecal.
Os homens faziam quilos e mais quilos de linguiça e chouriço .Com o pouco tempo que mamãe tinha ainda fazia nossas roupas.
A festa começava quando os parentes que moravam distantes  chegavam.Juntava mais de cem pessoas que se amavam e por uma semana viveriam juntos.!!!!!!

20 de dez. de 2011

Finalmente fui as compras!

Depois de muito tempo decidi ir fazer compras.Com muita dificuldades cheguei até o carro do meu filho e depois ao Supermercado Caetano,que é o único que oferece locomoção para quem já não tem como se locomover.
Como meu filho não está bem,foram meus netos Augusto e Yuri que me ajudaram!Foi uma grande diversão.
Eles se revesaram em empurrar a cadeira de rodas.Por várias vezes andando pelos corredores, eles se esqueciam de mim e eu ficava inerte aguardando o retorno deles.Demorava um pouco e eles voltavam chateados por ter me esquecido .
Para mim foi um prazer passar um bom tempo com meus netos,que eu tanto amo
Depois das compras meu filho meu marido e o Augusto vieram trazer as compras para minha casa,mas eu e o  Yuri fomos comprar o notebook dos dois netos que se formaram e prestaram vestibular.
Eu já sabia o que queria,mas ao chegar na loja não existia mais o que eu fora buscar
O Yuri que fez um curso profissionariante sobre Pc,foi de muita utilidade na escolha do melhor notebook para cada um deles.
Era um gracinha vê-lo analisando cada um que a vendedora trazia,Falando com convicção e conhecimento  de causa ele foi indicando as melhores escolhas.
Depois de ver muitos notebook conseguimos comprar o que na visão do \Yuri eram os melhores.
Como ele foi reprovado e está muito chateado,me disse que o dele vai demorar muito para chegar,pois eu prometi a meus netos que sempre que um neto terminar o colegial ganha um notebook.
Será que vai mesmo?????



16 de dez. de 2011

Como Curitiba relembrou a NEVE DE 1975!

Como estive com dificuldades para estar no computador,deitei no sofá e fui assistir tv.O assunto principal era o Natal, em todos os canais,inclusive canais pago
Ao ver a decoração de natal da cidade de Curitiba,foi surpeendida com o show que eles organizaram para relembar o dia em que nevou nessa cidade.
Foi com se uma varinha mágica tocasse meu cérebro e me levasse para  a cidade de Apiai no mes de julho de 1975!Assim como Curitiba,  Apiai tambem foi coberta pela neve no dia 17/07/1975.
Ver a encenação da neve,me transportou para esse dia  em Apiaí.
Estávamos nos aproximando ao final do dia,Clicia,minha ajudante estava para sair e nós resolvemos acompanhá-la até próximo a sua casa e aproveitar para fazer umas compras.
Fui ao banho antes de sair,enquanto terminava o banho ouvi um alvoroço na rua e pelo vitrô do banheiro vi que cai uma espécie de flocos.
Saio rapidamente  e vejo que todos meus vizinhos estavam na rua gritando."É Neve...É neve...
Era como se um grande diamante fosse explodito no ceu e milhões de partículas envolvesse a terra.
Eu que sempre sonhara conhecer a neve nem acreditei no primeiro momento,mas depois me rendi a realidade:NEVAVA  EM  APIAÍ!
Segundo os antigos moradores por volta de 1950, já havia nevado aqui.
O espetáculo era maravilhoso,aos poucos a neve ia cobrindo tudo!Plantas,calçadas,carros tudo ia sendo coberto pela brancura dos brancos flocos de neve.
Todos sairam de carro para ver esse espetáculo.Andamos a cidade  inteira,tudo estava tomado pela neve.A estrada que levava para Ribeira parecia uma pista de patinação!
O triste foi no outro dia  ver tudo queimado pela neve.Não havia um só verde onde quer que a vista alcançasse.A água havia congelado nas caixas d'água.O carro não pegava !
Mas uma coisa era certo fora premiada pela maravilhosa visão da neve,e no meu Brasil!!!!!!

12 de dez. de 2011

Na época difícil,os absurdos feitos para ir à praia!

 As dificuldades de locomoção eram tantas que a gente aproveitava qualquer situação para se ir a praia.
Certa feita os pais de alunos meus decidiram ir a praia e um deles possuía um caminhão baú e o ofereceu para a viagem .
Fui convidada e meus filhos ficaram animadíssimos ,e acabei  aceitando o convite.Tudo foi preparado com muito esmero.Colchões foram colocados no caminhão para servir de assento.Várias almofadas foram espalhadas para que o conforto fosse maior.Até uma mini geladeira eles conseguiram.
Tudo preparado lá fomos nós.Precisamos viajar só a noite ou madrugada,pois caso contrário não aguentaríamos o calor no baú.
Para ventilar tínhamos só duas janelinhas ,pois a porta,fechada por fora não poderia ser aberta.
Partimos para Ilhabela nas primeiras horas do dia.e
A viagem foi calma, pudemos até dormir.O sol estava começando a nascer quando chegamos no paraíso chamado Ilhabela.
Ela realmente merecia esse nome,era cheio de belezas naturais e suas praias eram limpíssimas. Como só poderíamos voltar a noite,pudemos
conhecer várias praias,aproveitando bastante cada uma delas.
Quantas praias maravilhosas!
Com a noite veio o nosso retorno maravilhados com tantas belezas!
Essa foi a última loucura que fiz com meus filhos pois passamos a viajar quase só de carro!!!!!!

10 de dez. de 2011

Cão enterrado vivo!

Estou a 2 dias tentando salvar um dos meus Meladinhos.O Manezinho, muito comilão era sempre tentado a comer a comida dos cachorros grandes,por um descuido do meu marido,acabou se deliciando com a comida que era inadequada para ele.
A dois dias luto para salvá-lo de uma grave infecção intestinal.
Hoje qual não foi meu horror ao ler no jornal Agora a noticia  de um filhote de 4 meses que fora enterrado vivo.
 Enquanto eu luto com unhas e dentes para tenta salvar meu filhote um mostro desalmado enterra vivo o seu.
Fiquei tão indigna que preciso desabafar com .você.
Na cidade de Novo Horizonte,interior de São Paulo,protetores de animais receberam uma denuncia de  maus tratos de um filhote,Indo até a casa ouviu do proprietário da casa que o cachorro havia fugido.
Vizinhos disseram que desconfiavam que ele houvesse enterrado o cão vivo,como já fizera com outros.
Desconfiado Alexandre Rodrigues, no outro dia retorna a casa e vendo terra removida, resolve verificar.Acabou desenterrando um filhote de +ou - 4 meses,que ficara enterrado por 12h.
Imediatamente ele foi levado para atendimento.Ele estava com sarna,desnutrido e com ferimentos nos olhos,podendo vir  a perder um olho.
Engraçado que o nome do monstro que fez isso não foi citado.Seria essa pessoa um ser humano?`´E lógico que não; pois cabe ao homem a tarefa de cuidar dos filhos menores do pai.Até uma nova dona ele já conseguiu,mas a atrocidade que sofreu,nós nunca esqueceremos!!!!!!!!!!!!

Primeiro aniversário em que estive ausente!

Meu filho mais velho faz aniversário no dia 17 de Janeiro e todos os anos nesse dia eu procurava reunir seus amigos para juntos celebrarmos essa data.Eu preparava salgadinhos,docinhos e o bolo de aniversário.
Eles que curtiam rock se divertiam cantando  ou ouvindo as músicas.
A alegria ia pela noite a dentro.
Quando fui levar as meninas da escola para conhecer a praia,pela primeira vez deixei de estar com ele.
Quando acordei no dia do aniversário de meu filho, na cidade de Iguape,chorei muito,escondido,sentindo muito por estar longe dele em uma data tão importante.
No dia anterior a administração do projeto me ofereceu cartão para que eu enviasse para ele.
Sempre fui uma professora responsável  e não seria essa separação que me tiraria dos meus propósitos.
As crianças nem perceberam a tremenda dor que ia em minha alma.
Pela minha cabeça passava o filme da vida de meu filho:seu nascimento,a emoção que senti ao tomá-lo no colo,suas primeiras gracinhas,suas primeiras palavras.
Lembrei-me das suas primeiras lágrimas de tristeza,suas decepções.
Enquanto ficava na agua,cuidando das meninas meus pensamentos estavam com meu filho,eu sabia que durante nossas vidas estaríamos por várias vezes separados,mas ele ainda era muito jovem para essa separação e, o mais incrível é que eu só participei do projeto a pedido dele.
Tivemos muitos aniversários juntos, mas a dor dessa separação me segue até hoje!!!!!!!

8 de dez. de 2011

A alegria das crianças compensou tudo!

Logo no começo de janeiro ,partimos para o litoral sul de São Paulo!Da minha escola foram 8 meninas
Seguimos em um ônibus que permaneceria conosco todo o tempo de nossa estadia na praia,nos levando para todos os lugares.
A nossa partida ,de frente da prefeitura,foi uma grande festa .Até o então prefeito dr Vitorio Humberto Antoniazzi veio se despedir e nos entregar uma verba extra para gastos inesperados. Havia alunos e professores de várias escolas do município esparramados  pelo ônibus,  mas a minha obrigação era com minhas meninas.
Nós e outras maninas ficamos alojadas em uma escola em Iguape.Ficamos com alunas da escola Américo Belluomini,no mesmo quarto improvisado.Os colchões ficavam esparramados pelo piso,mas para nossas meninas era como se estivessem num castelo.Fomos muito bem recebidos por todas as autoridades da cidade.
Logo que chegamos tomamos um lanche bem reforçado e fomos descansar até a hora da jantar.
Recebemos um horário das refeições,um itinerário com  passeios,com hora de saída e chegada.
Nos passeios eramos acompanhadas por um guia turístico que explicava com paciência cada lugar.Levantávamos cedinho tomávamos um café farto,recebíamos lanches para levar e íamos a praia.Uma faixa da praia era fechada ,salva vidas eram colocados estrategicamente,os monitores cuidavam das crianças na água e nos só colaborávamos.As crianças se divertiam muito com as brincadeiras promovidas pelas monitoras.
Ainda na praia era servido um lanche.Visitamos todas as praias do litoral sul (Iguape,Peruíbe,Monguaguá)
A tarde depois do almoço farto fazíamos as visitas aos pontos turísticos da região.Visitamos até a pria onde fora gravada a novela Mulheres de Areia.Foi uma experiência incrível!!!!!!!!!!

6 de dez. de 2011

Hilário se não fosse trágico!

oMoro atualmente em uma das primeiras casa feitas pelo BNH em Valinhos.Ela tem cômodos pequenos e com pouca comodidade.
Ontem aconteceu um fato que se não fosse trágico,seria bastante hilário!Eu sempre aguardo meu marido chegar para ir ao banheiro tomar banho,pois em seguida faço o curativo e preciso que ele transporte material de curativo até o quarto.
Como sempre faço, preciso sentar para tirar a roupa e com muito cuidado desço os 3cm para chegar até o box.
Pronta para o banho tento descer,mas não consigo,retorno e ao virar ,minha perna direita não obedece e..VOU AO CHÃO!!!!!
Sentindo que ia cair protejo a pena doente e caio ajoelhada,com dores horríveis,mas o problema não acaba aí.
Grito por socorro, mas meu marido não consegue entrar pois eu cai sobre o andador,que trava a porta..
Logo percebo  que minhas pernas estão entaladas entre o sanitário e a parede.Por uma fresta da porta meu marido joga um pano para que eu coloque por sob o joelho,aliviando um pouco as dores.
Tenho que pensar rápido pois meus cotovelos incham rapidamente,e não consigo me locomover.
Com muito sacrifício,bastante dor consigo tirar o andador debaixo de mim,liberar uma fresta maior da porta, por onde meu marido passa bastante apertado.
Eu ocupo praticamente todo o comprimento do banheiro e estou com as pernas travadas.
Meu marido se apavora e quer chamar socorro, mas eu insisto em tentar sair.Eu estava com chinelo chines,que bem largo na ponta,meu marido tenta tirar meu chinelo,monto o andador,mesmo no chão.
Sem o chinelo eu consigo liberar a perna e com meu marido segurando o andador eu consigo fica parcialmente em pé e sentar no sanitário.Pronto,eu estava salva!
Já passei por muitas situações engraçadas,mas nunca por uma tão trágica!!!!!!
Imagine o ridículo",uma fina dama entalada no banheiro",isso só pode acontecer comigo!!!!!!!!!!!!!

4 de dez. de 2011

Participei de um projeto novo!

No final de !983,o governo de São Paulo, tendo em vista a necessidade dos alunos ampliarem suas visões,criou um projeto de férias que tornava possível alunos do interior conhecerem o litoral e vice-versa.
Hoje qualquer criança conhece as praias pois a locomoção evoluiu em 28 anos.Muitos de vocês ainda nem havia nascido nessa época.
Era raro o aluno que ia a praia regularmente,mas todos sonhavam com o mar!
Eu estava lecionando na escola Padre Leopoldo,que mesmo sendo central,com uma clientela de mais posse,posuia muitos alunos que não conheciam o mar.Minha escola foi escolhida para enviar alunos para uma estadia de 15 dias,absolutamente de graça e mais uma ajuda por aluno.
Nas minhas duas classes todos meus alunos iam sempre a praia,mas nas outras salas havia alunos cujos olhos brilharam com a possibilidade de finalmente conhecer o vasto mar.
Foi feito uma reunião para as explicações sobre o projeto.Um dos itens para que a escola pudesse mandar alunos seria que uma professora deveria acompanhar as meninas e um professor para os meninos.
Minha escola que havia ficada animada,esbarrou em um problema não havia ninguém que quisesse perder 15 dias das férias em janeiro para acompanhar as meninas que sonhavam conhecer o mar.Decidiu-se que minha escola não enviaria alunos.
Naquele mesmo dia fui com meus filhos ao Carrefour e lá encontrei uma professora que me contou que sua filha,que estudava em minha escola,havia ficado até com febre por não poder ir a praia.Era uma professora que lutava com dificuldades para poder criar sem pai um casal de filhos.
Ela mesma não conhecia o mar, mas queria muito poder enviar sua filha,pois para ela era impossível arcar com uma viagem cara,como o passeio a praia.
Meu filho maias velho ouviu toda a nossa conversa e quando ela se retirou,me pediu que eu levasse essa menina a praia .
Nesse dia vi que minha educação não tinha sido em vão.
No mesmo dia liguei para a diretora e me ofereci para acompanhar as meninas!!!

2 de dez. de 2011

A saga dos Meladinhos tem continuação......


 Hoje os meus Meladinhos fazem três meses.Há três meses meus 5 cachorrinhos com suas presenças e traquinagens dão alegria e cor a minha vida.´`E um imenso prazer sair ao quintal e ser recebida por cãezinhos espertos,barulhentos e muito amorosos.
Estar com eles é como voltar no tempo,esquecendo minhas limitações e lembrando dos que me foram arrancados do meu convívio.
Hoje nem sei se posso chamá-los de Meladinhos,já são Meladões.
O Zézinho é o único que pouco cresceu,È safado de mais,na hora em que brincam de lutinha ele é o primeiro a  morder de verdade,mas quando os irmãos dão o troco ele se põe a chorar.
O Chiquinho continua doce,inteligente e muito, muito amoroso,é sempre o primeiro em me cumprimentar.
O Paulinho já não é mais o maior do grupo,agora o Pedrinho,seguido do Manézinho são os maiores.Paulinho é  dengoso, chora até se os irmãos tocam nele.Continua lindo lembrando muito o amado Ramises que me foi tirado.
O Pedrinho é um monte de músculos,hoje pesa quase como seu pai,é seguido de perto pelo Manézinho.esses dois são igualzinhos,tem o mesmo gênio a barriga  cravada de pintas marrom, só se diferenciando na altura:O Pedrinho é um pouco maior.No momento eles estão de troca de pelos e definição de características.
São todos uns artistas,eles viram as orelhas no avesso e só fica parecendo o ouvido.São terríveis   destroem tudo que vêem pela frente.
Todas as madrugadas sou acordada por eles que começam logo cedo a brincarem.Eles são o símbolo vivo do amor incondicional e da alegria!!!!!São os anjos que Deus colocou no meu caminho para me ensinar a amar!!!!!!!

1 de dez. de 2011

O retorno de Santos foi um horror!

Nessa época os onibus de farofeiros (turistas que iam de onibus fretado e que levavam sua própria  comida),adentravam na orla da praia.
Ao lado do nosso onibus ficava um restaurante rústico,com comida gostosa e tudo.bem limpinho.Foi aí que dei almoço aos meus filhos, pois tudo que trouxeram estava frio e eles não gostaram.
Por mais que eu disse eles não abandonaram as brincadeiras na água,e o resultado apareceu no dia seguinte:queimaduras por todo o corpo.Ficaram parecidos com camarão.
Na hora que o sol se pôs,nós nos trocamos no banheiro do restaurante.As mulheres e crianças puderam tomar banho quente, os homens tomaram banho frio.
Todos estavam cansados e não viam a hora de se jogar no banco do ônibus,os homens na sua maioria estavam  embriagados e muito alegres.
Logo no começo da subida da serra pudemos notar que o motorista também havia bebido,ele conseguiu bater em todas as proteções da estrada por onde passou
Um caminhoneiro, amigo de um dos participantes da excursão, que havia pedido carona,sentou-se perto do motorista e aos poucos conseguiu que ele entregasse o volante mas até isso acontecesse todos nós passamos momentos de terror.O ônibus batia na direita depois na esquerda .Nós parecíamos marionetes caindo de um lado para outro .Foram momentos de horror que dificilmente se esquece.Tão logo se tomou o volante do bêbado,paramos para  entrar em contacto com o dono do ônibus,e então retomamos o nosso retorno.Aos poucos o cansaço tomou posse de todos e os momentos de terror foram esquecidos!