8 de jun. de 2012

Professor rural

Por muito tempo o professor das escolas rurais era o elo de união entre as comodidades da zona urbana e as grandezas da zona rural.Cabia ao professor trazer para a zona rural as novidades,o progresso que chegava rápido nas cidades .Qualquer problema que surgisse,o professor era chamado para opinar,ou seja a figura do professor era muito valorizada.
Quando Jânio Quadros era governador do Estado de São Paulo costumava dar" fraga "nos funcionários públicos. Certa feita decidiu verificar como funcionava uma escola rural.Escolheu como vítima a cidade de Avaré,que possuía várias escolas rurais.No cantinho mais escondido do Município,ficava a escola onde a professora Brasília,minha amiga,tentava fazer um bom trabalho.Filha de imigrantes italianos,de poucas posse,havia estudado com dificuldades ,fazia de sua escola uma extensão da comunidade.
Como seus pais eram agricultores,ela sabia com ninguém valorizar o cultivo da terra.
Havia montado na escola ,com a ajuda e orientação de um pai ,uma horta.Todos os dias após o recreio iam para a horta pelo menos por volta de meia hora.
Estavam todos,inclusive o pai orientador,cuidando das plantinhas,quando carros pararam na frente da  escola e de um dos carros desce Jânio Quadros, o governador do Estado.
Brasília tremeu mais que vara verde.Se dirigiram para a horta, e vendo animação dos alunos,entrou na dança plantando alguns pés de alface,e depois com a entrada dos alunos na sala,verificou cadernos,documentos da escola,fez perguntas para os alunos.
Ao se retirar pediu o livro de registro da escola.Sentou em uma cadeira humilde e se pôs a escrever.
Fechando o livro saiu como havia chegado!
Terminada a aula, Brasília, pegou a folha para copiar o que o governador havia deixado registrado,a fim dia enviar para a Delegacia de ensino,como era praxe!Ao ler ,antes de copiar,ela tomou um susto,pois ele havia escrito:Professor Rural deveria ser uma profissão diferenciada e receber salários maiores pois num país rural ele é a base do progresso da nação!
Em seguida fazia elogios a tudo que vira!
Eu que amo a terra tive a honra ,ao ler o que o governador escreveu,de ter nascido no Estado de São Paulo e de ter tido como governador um homem de visão! O Brasil só era um grande país quando seus filhos reconhecerem que nosso futuro está na nossa imensidão de terra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário