10 de jun. de 2012

O fim das escolas rurais e o êxodo rural

Aos poucos os donos de fazenda,com a grande industrialização,vendo a desvalorização de suas produções,o surgimento das Agro industrias,abandonaram suas fazendas, vendendo ou arrendando para as industrias .
No geral mudaram para a cidade a qual pertencia sua fazenda.Seus empregados sem escola para seus filhos não tiveram outra saída do que mudarem para a cidade,vivendo no ,geral de bicos pois só sabiam trabalhar na terra.
Onde antes havia fazenda produtiva,hoje encontramos fábricas que transformam os produtos plantados.
Um bom exemplo é o local onde a Família Pavan de Cerqueira César  cultivava a terra plantando inclusive cana de açúcar , com a qual faziam a aguardente "Garota",hoje há uma usina de açúcar que produz álcool combustível e açúcar.
As cidades foram inchando,sem condições de atender a todos.
A vontade de estar em uma industria,registrado,podendo trabalhar menos trouxe para todos os agricultores   o desejo de morar na cidade,mesmo que em condições de estrema pobreza.
Com a a morte das escolas rurais,sepultou-se a vontade do brasileiro permanecer na terra.
Mesmo o grupo dos 'sem terra' não tem interesse em trabalhar na terra ,visto que no acampamento de Iaras ,pude observar que a maioria dos componentes estavam só pensando no dinheiro  da venda dos lotes.Posso afirmar isso pois fui convidada para construir uma barraca para marcar espaço e ter direito a um pedaço de terra,que logo que se conseguisse eles mesmos arrumavam compradores.Não precisava morar lá pois tinham um grupo que faziam isso,por dinheiro.
Infelizmente os descendentes dos imigrantes que aqui chegaram por amar a terra,hoje  estão mais preocupados em ser urbanos,esquecendo suas origens.
Em Portugal hoje, está se dando o êxodo urbano,os  jovens ao se formarem voltam para a terra,cultivando a terra que receberam por herança,usando os novos conhecimentos.
Será que um dia isso acontecerá no nosso Brasil?????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário