14 de jun. de 2012

A esperteza de dona Nega

Minha mãe chama-se Regina,mas como foi criada junto com os colonos,começou ser chamada de "NEGA',pois era a mais morena de todos,apesar de seus lindos olhos azuis como o céu!
Esse apelido pegou tanto, que ela por várias vezes demonstrou que havia se esquecido do seu real nome.
Uma dessas vezes uma senhora se aproximou do portão de casa e chamou  "Dona Regina,um minuto por favor,preciso falar com a senhora,"mamãe continuou o que estava fazendo,como se não fosse com ela.Foi necessário  chamá-la para atender a senhora e ela pediu desculpas alegando que a muito tempo ninguém a chamava de Regina.
Essa mesma mulher que esquecia seu nome ,aprendeu a vida toda.
Criada ao lado de  descendente de escravos,aprendeu com eles sua comida,suas tradições,usos e costumes.
Com os imigrantes de outro países foi a mesma coisa.Mamãe fazia umas comidas árabe deliciosas.
Foi com os  negros que ela aprendeu a fazer farinha  de milho,de mandioca,araruta ,fécula de batata doce,biju!
Tenho nítida na memória a imagem de minha mãe ,mexendo no forno (uma chapa de ferro com fogo  embaixo)na casa do monjolo,a pasta de milho ou mandioca para fazer a farinha.
Papai ,que era muito criativo,fez umas pás como se fossem rodos de puxar água,de lata e era com elas que mamãe ficava mexendo para que a secagem fosse por igual!
Até eu ganhei uma uma pazinha para brincar de ajudar minha mãe!O mais importante é que nunca ouvi minha mãe dizer que algo era perigoso!
Nessa mesma casa do monjolo ficava pendurado, para secar ,a fécula e a maisena!Eram sacos branquinhos como a neve!
Que bom que eu tenho tanto a lembrar,pois assim torno eternos os objetos e pessoas que tanto marcaram  minha vida!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário