O período que ia da véspera do Natal até o Dia de Reis(6/01)na fazenda onde eu morava ,havia a folia de Reis.
Era composta por 12 pessoas da região,que toda noite visitavam as casas entoando canções.Na frente ia o palhaço, que com as palhaçadas procurava distrair a atenção,para não se descobrisse onde o Menino Deus estava.
Nenhuma casa ficava sem receber a visita deles.Era uma festa só!No dia de reis todos se dirigiam em caravana para a capela,onde estava o presépio,simbolizando a visita dos três Reis Magos ao Rei Menino que acabara de nascer.O meu sentimento maior é que na época não tínhamos condições de registrar a beleza desse fato.
A Folia percorria a pé longas distancia no breu da noite para conseguir visitar todos.Seguiam com seu trajes colorido,tendo como luz para clarear a escuridão somente tochas.
O grupo era composto alem do palhaço por três homens vestidos como os Reis Magos, os tocadores,os chefes da folia e todos cantavam!
A frente ia um estandarte,chegando na casa colocavam o estandarte na porta da casa e entoavam o cântico da chegada,quando pediam permissão para entrar no lar,só então os donos abriam a porta e cantando entravam pela casa.O dono da casa servia comes e bebes a todos,e eles cantavam agradecendo.
enquanto permaneciam na casa cantavam anunciando o nascimento do Menino Rei
Depois de comer cantavam agradecendo a acolhida e pele comida.O chefe da casa dava dinheiro como oferenda.Era com essas oferendas que a folia se mantinha.Adquiriam tudo que fosse necessário para a próxima Folia.
Se despediam cantando um cânticos de agradecimento e despedida.Nós ficávamos embebecidos vendo aqueles homens simples,que movido pela fé se transformavam em músicos,palhaço,reis,cantores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário