21 de jan. de 2012

A Bandeira do Divino!

Outra manifestação religiosa dessa época que sempre me atraiu a atenção foi a Festa do Divino,quando a folia do Divino passava por minha casa.
Desde tenra idade toda e qualquer manifestação popular atraia muito a minha atenção,principalmente se envolvia uma manifestação artística,como dança,canto,fantasias.
Eu acho que nem via pelo lado religioso,mas sim,manifestação de artes.
Não lembro exatamente quando essa festa acontecia (não se esqueçam que esta que lhes escreve teve um AVC em dezembro de 2007.)mas acredito que seja em junho pelas lembranças que tenho das flores de são joão que mamãe usava para decorar a entrada de casa para receber a Bandeira do Divino.
Se na folia de reis o dono da casa não era avisado,nessa era avisado com muita  antecedencia,pois todos que acompanhavam a folia adentrava a casa,comia e bebia do bom e do melhor.Era uma grande festa.
Não tinha um número certo de pessoas nessa folia,pois cada casa que passavam alguem da família seguia a folia.
Havia homens com roupas coloridas,tocadores de iola,bumbo,pandeiro.
A frente seguia o guardião do divino,com roupas coloridas carregando a Bandeira do Divino  com muitas fitas coloridas amarrada nela.
Ao  chegarem nas casa entoavam a saudação e quando terminavam o dono da casa abria a porta eles cantavam pedindo permissão para a Bandeira do Divino entrar na casa, então o chefe da família pegava a Bandeira  beijava-a e entrava na casa levando para que todos os habitantes da casa a beijassem .Se houvesse um doente na casa ela era levada até o doente,passado sobre seu corpo enquanto todos cantavam pedindo ao divino a cura.Depois iam para a sala onde o jantar era servido.A Bandeira permanecia no quarto ao lado do doente,de onde só saia na hora da despedida.Para cada graça alcançada durante o ano, a família amarrava uma fita colorida na Bandeira!
Tenho muitas saudades dessa época de Inocência,liberdade e muita religiosidade!!!!!!!!

Um comentário: