28 de jan. de 2012

Amor de outono!

No meu segundo ano em Apiaí,uma professora de Itapetininga ingressou na minha escola"Ambrosina de Oliveira  Mattos ,em Araçaíba.Como ela também morava em Apiaí,como eu ,passei a leva-la para a escola.
A distancia era pequena mas,as centenas de curvas da estrada de terra,subindo e descendo a serra,dificultava a nossa ida, fazendo em muito mais tempo a distancia.
Enquanto singrávamos a estrada íamos conversando.Como éramos 4 professoras,falávamos de tudo ,inclusive
de nossas vidas.
Essa professora ficara órfã de pai aos 15 anos e como tinham um comércio ela passou a trabalhar com a mãe,defendendo o sustento de seus irmãos menores.Sua vida era dividida entre o trabalho e a escola.Nunca tivera um namorado até os 40 anos,quando conhecera aquele que seria o amor de sua vida
Casariam quando ela voltasse a lecionar em sua cidade.Uma das professoras logo perguntou como ela aguentava fica longe do homem amado e sua reposta foi uma lição de vida.
Disse nos que ela estava vivendo um amor de outono.O amor entre jovens é guiado pela atração física,enquanto que o tardio é puramente guiado pela semelhança ou atração por interesse.
Nos jovens os hormônios  estão em rebuliço,tudo é novidade: o corpo se transformando,a ânsia do primeiro relacionamento,os sonhos no futuro.
Já o amor de outono é calmo pois o físico já está pronto,como as arvores, a produzir.Assim como as flores se transformam em fruto,a relação entre dois quarentões é madura,planejada , consciente sem rampantes de egoísmos.
O físico no outono é o que menos se conta,o que vale é a essência do outro ser humano,motivo pelo qual o amor de outono é quase sempre eterno!!!!!!!!!!!!!!!!

24 de jan. de 2012

Está no DNA!

Por adorar cozinhar estou sempre adquirindo novidades para a cozinha.Minha última aquisição foi uma "fabrica de massas".
É todo em inox e com ela posso fazer vários tipos de macarrão e outras massas como pastel ou pão.É pequena mas robusta.No dia que ela chegou eu e meu marido ficamos uma manhã inteira fazendo macarrão e pastel.
No outro dia quando meu filho mais novo a viu, logo pediu para ,no dia que estiver com tempo levar para a casa dele,meu  para fazer massa um dia inteiro.
Ontem , meu neto mais novo ficou comigo,e,sempre que ele vem eu programo alguma coisa para fazermos juntos.Eu havia programado fazermos chocolate,mas ,quando ele viu minha maquininha ficou doido e quis usa-la.
Sempre quando ele chega dedica um bom tempo para brincar com a Hanna que é sua cachorra preferida,mas ontem ,a voz do DNA falou mais alto e ele só quis fazer massa.
Como eu tinha um pouco de massa de pastel nós a abrimos,fritei passamos na açúcar e canela e.....comemos tudo!!!!!
Não satisfeito ele quis fazer massa de pastel,lá fomos nós!!!! em uma tigela pedi que ele colocasse meio Kg de farinha de trigo, uma colher de pinga, 2 colheres de óleo de milho e misturasse.No fogo eu coloquei 1/2 xícara de água com 1 colher de chá de sal, para ferver.Joguei sobre a farinha e ele amassou.Depois com os olhinhos brilhando de alegria cilindrou e abriu a massa.Eu o ajudei a montar pasteis de pizza e depois os fritei.
A cozinha ficou um horror,mas a alegria que via nos olhos de meu neto amado não tem preço!!!!!!!!!!!!!



ver.

21 de jan. de 2012

A Bandeira do Divino!

Outra manifestação religiosa dessa época que sempre me atraiu a atenção foi a Festa do Divino,quando a folia do Divino passava por minha casa.
Desde tenra idade toda e qualquer manifestação popular atraia muito a minha atenção,principalmente se envolvia uma manifestação artística,como dança,canto,fantasias.
Eu acho que nem via pelo lado religioso,mas sim,manifestação de artes.
Não lembro exatamente quando essa festa acontecia (não se esqueçam que esta que lhes escreve teve um AVC em dezembro de 2007.)mas acredito que seja em junho pelas lembranças que tenho das flores de são joão que mamãe usava para decorar a entrada de casa para receber a Bandeira do Divino.
Se na folia de reis o dono da casa não era avisado,nessa era avisado com muita  antecedencia,pois todos que acompanhavam a folia adentrava a casa,comia e bebia do bom e do melhor.Era uma grande festa.
Não tinha um número certo de pessoas nessa folia,pois cada casa que passavam alguem da família seguia a folia.
Havia homens com roupas coloridas,tocadores de iola,bumbo,pandeiro.
A frente seguia o guardião do divino,com roupas coloridas carregando a Bandeira do Divino  com muitas fitas coloridas amarrada nela.
Ao  chegarem nas casa entoavam a saudação e quando terminavam o dono da casa abria a porta eles cantavam pedindo permissão para a Bandeira do Divino entrar na casa, então o chefe da família pegava a Bandeira  beijava-a e entrava na casa levando para que todos os habitantes da casa a beijassem .Se houvesse um doente na casa ela era levada até o doente,passado sobre seu corpo enquanto todos cantavam pedindo ao divino a cura.Depois iam para a sala onde o jantar era servido.A Bandeira permanecia no quarto ao lado do doente,de onde só saia na hora da despedida.Para cada graça alcançada durante o ano, a família amarrava uma fita colorida na Bandeira!
Tenho muitas saudades dessa época de Inocência,liberdade e muita religiosidade!!!!!!!!

20 de jan. de 2012

A folia de Reis!

 O período que ia da véspera  do Natal até o Dia de Reis(6/01)na fazenda onde eu morava ,havia a folia de Reis.
Era composta por 12 pessoas da região,que toda noite visitavam as casas entoando canções.Na frente ia o palhaço, que com as palhaçadas procurava distrair a atenção,para não se descobrisse onde o Menino  Deus estava.
Nenhuma casa ficava sem receber  a visita deles.Era uma festa só!No dia de reis todos se dirigiam em caravana para a capela,onde estava o presépio,simbolizando a visita dos três Reis Magos ao Rei Menino que acabara de nascer.O meu sentimento maior é que na época não tínhamos condições de registrar a beleza desse fato.
A Folia percorria a pé longas distancia no breu da noite  para conseguir visitar todos.Seguiam com seu trajes colorido,tendo como luz para clarear a escuridão somente tochas.
O grupo era composto alem do palhaço por três homens vestidos como os Reis Magos, os tocadores,os chefes da folia e todos cantavam!
A frente ia um estandarte,chegando na casa colocavam o estandarte na porta da casa e entoavam o cântico da chegada,quando pediam permissão para entrar no lar,só então os donos abriam a porta e cantando entravam pela casa.O dono da casa servia comes e bebes a todos,e eles cantavam agradecendo.
enquanto permaneciam na casa cantavam anunciando o nascimento do Menino Rei
Depois de comer cantavam agradecendo a acolhida e pele comida.O chefe da casa dava dinheiro como  oferenda.Era com essas oferendas que a folia se mantinha.Adquiriam tudo que fosse necessário para a próxima Folia.
Se despediam cantando um cânticos de agradecimento e despedida.Nós  ficávamos embebecidos vendo aqueles homens simples,que movido pela fé se transformavam em músicos,palhaço,reis,cantores!

19 de jan. de 2012

A história de uma mãe!

Hoje quero contar para vocês uma história com final feliz!
Nascia na década de 40,uma menina que seria preparada para ser mãe.Criada com muito amor e atenção,por um pai que sonhava ter um neto,pois não tinha filhos.
Como essa menina, ao contrário de sua irmã,logo demonstrou tem os mesmos valores morais e maneira de agir logo foi a escolhida para dar o neto que todos esperavam.
Os pais calculavam que sendo ela como eles,temente a Deus,amante da natureza,com um dedinho verde(adorava plantar e cuidar das plantas),adorava animais,seu filho seria como ela.
O tempo foi passando e a menina sempre ouvindo"Nós queremos de você um neto que seja como nós!'
Sua irmã se casa vem uma neta,mas os pais continuam esperando o neto que a outra filha lhe daria.
Mais tarde sua irmã tem um menino,mas os pais,que ficaram contentes,anda queriam o neto da única filha que como eles haviam lhe ensinado valorizava o "ser" e não o "ter","a essência" e não" aparência"e que tinha um grande amor pela terra e tudo que há nela.
Passa o tempo e essa filha casa,mas mesmo que lhes desse o neto, a avó não o veria,pois já havia partido!
Finalmente o neto chegou!Loirinho como os avós queriam e cumprindo tudo que esperavam era enorme e nascera de parto normal,como sonhavam os avós.
Ele tinha algumas horas quando o avô o conheceu.Foi emocionante quando o avô teve em seus braços o tão sonhado neto!Ele entre lágrimas disse que poderia até já morrer pois aí estava sua continuação!
E não é que os avós tinham razão!O menino logo cedo demonstrou ter os mesmos valores dos avós.
O tempo passou e o neto tão esperado,é ,de verdade a continuação  dos avós:inteligente,capaz,amante da família,voltado para os valores cristão,amando a todos como irmão!De sua mãe herdou a teimosia,sabendo brigar até com doenças!
Hoje 45 anos depois ele é um digno representante dos avós e até tem as características do bisavô!
Sei de alguma maneira esses avós curtiram esse neto!

13 de jan. de 2012

Como é bom relembrar!

O tempo passa rapidamente e nós não conseguimos acompanhar essa rapidez,ficando focados em um  ou outro  problema e deixamos passar as grandes oportunidades!Quantas vezes ouvimos alguem dizendo,AH se eu soubesse não teria deixado passar aquela oportunidade,quando era jovem.
Eu olho para meu passado com saudades,mas não não vejo uma só vez que demorei para tomar uma decisão,ou perder uma oportunidade.Se pequei foi por agir rápido e muitas vezes não era exatamente o que eu queria para mim.
Olho com saudades a vida de ação que vivi.Fazia muitas coisas ao mesmo tempo,como se o mundo fosse acabar:estudava,brincava,trabalhava,namorava,dançava,adorava estar ao lado de meus pais e avós.
A cada convite para uma atividade lá ia eu em novas agitações.O que eu mais gostava era aprender coisas novas.
Nunca fui muito social,adorava me divertir com meus amigos,dificilmente com outros jovens.Sempre fui muito caseira,adorava reunir meus amigos em minha casa,mamãe se transformava na grande estrela,pois de maneira simples ,sem saber falar o português,agradando todos ia contando ao lado da vovó Bárbara suas história e vivencias.
Meus amigos sempre trataram meus pais e avó com muito carinho,tinha até aqueles que os chamavam de pai, mãe e vó.
Em nenhum instante quiz ser quem nunca fui,meus amigos sabiam que minha família era de pessoas simples,sem estudo mais formados na Faculdade da vida.
Acredito que esse é o motivo por eu ter aproveitado cada oportunidade  que se apresentou em minha vida!!!!!!

10 de jan. de 2012

O passeio pela Fazenda do Estado!


Como eu já lhes contei no ano que completei 3 anos quase morri afogada,e por toda a minha vida carreguei um terror horrível por água.Certa vez tomando banho a água caiu toda no meu rosto,imediatamente comecei a passar mal,foi horrível.
Na época em que estudei,nós viajávamos muito, conhecendo os lugares relacionado ao que nós estávamos estudando.Quando fomos estudar as fazendas experimentais que o Estado mantinha fomos visitar a Fazenda do Estado em Manduri.
Logo que lá chegamos fomos muito bem recebidos pelo administrador,e o filho dele logo caiu nas graças das meninas.
Ele era um típico ariano,alto para os seus 17 anos,loiro,de queixo quadrado,com cara de homem de mais idade.Tinha um sorriso que cativava e seus lindos olhos azuis iluminava seu rosto.
As meninas ficaram doidas por ele,ele acreditando que  eu tivesse quase sua idade(eu era alta e tinha corpo de mulher apesar dos meus 15 anos) foi logo se engraçando por mim.
Fazia questão de complementar especialmente para mim qualquer explicação dada,me enchia de elogios e de cuidados.
Os alunos foram convidados para passear de barco na lagoa,eu como tinha medo da água,preferi ficar em terra firme.O rapaz e sua irmã ficaram me fazendo companhia as margens da lagoa.
Havia uma lancha ao nosso lado e eles resolveram me mostrar a lancha por dentro,mas o que eles não esperavam que enquanto estávamos dentro um funcionário,liga a lancha para levar sementes para outro local da lagoa.Subimos rapidamente e ao me ver cercada por água começo a passar mal,vindo a cair n'água.
Imediatamente ele e sua irmã pulam na agua para  me socorrer.Me retiram da água em estado de choque e me levam até sua casa.
Sua mãe cuida de mim,me secando,vestindo roupas do rapaz que era do meu tamanho.Uma enfermeira ficou ao meu lado me dando toda assistência.
Quando eu me restabeleci a família toda me levou de carro até minha casa.
As famílias se tornaram amigas e por muito tempo todo nós rimos muito da paquera frustrada e entre nós nasceu uma grande amizade que dura até hoje!!!!!!!

8 de jan. de 2012

O fim do mundo!

O fato que vou contar é verídico só que dei ,na época, tão pouco valor a ele que no meu cérebro não se registrou a data do fato .
Na minha juventude, onde tudo eram flores e alegrias ,um fato abalou muito a região onde eu morava, a pequenina Cerqueira César.
Os meios de comunicação nesta época era muito precários,dificilmente havia telefone próximo.Havia uma cabine em cada cidade e para se falar precisava de uma telefonista que ficava sentada completando as ligações,através de fios.
Nós só tínhamos o rádio que nem sempre pegava bem.A televisão estava nascendo,mais em minha cidade não
havia como pegar, demorou um pouco para chegar..
Assim mesmo um boato foi aos poucos se incorporando em nossas vidas  :em  determinado dia o mundo ia acabar.O engraçado,como  havia como provar o dia em que tudo acabaria.
As pessoas ficaram apavoradas,acreditando piamente que estávamos nos últimos dias da terra.
Os agiotas,que eram em grande número na época,procuravam receber os seus dinheiros,as beatas não saiam da igreja.Procuram na última hora pedir perdão pelos seus erros.
Pessoas até em tão tímidas,se soltaram acreditando que era a sua última oportunidade a ser aproveitada.
Mulheres que viviam mau com seus maridos,acreditando que tudo estava por acabar,separam de seus maridos  vão atrás de seu verdadeiro amor.
O caso mais incrível foi de um rapaz que amava uma prostituta do bordel e achando que viveriam por pouco tempo a retira do bordel e a transforma em sua esposa.
O tempo passa, o dia fatídico chega e NADA ACONTECE.
O mais engraçado é que os novos casais deram certo e o rapaz com a prostituta vivem até hoje na mais completa FELICIDADE!!!!!!!!!!

5 de jan. de 2012

De Apiai?

Todos os dias converso com meus filhos senão tete a tete,por telefone,pois cada um tem sua família e tem suas obrigações.
Ontem meu filho mais novo ligou e me contou um fato ,no mínimo bastante curioso.Ele fora comprar mel de abelha e um senhor lhe disse que os melhores, vinham de Apiaí,onde a natureza ainda está sadia.
Ele então falou que nascera em Apiaí,mas o senhor descrente,só acreditou quando viu seu documento de identidade
O senhor disse-lhe que era a primeira vez que encontrava aqui alguem que nascera lá.Explicou que tem apiário nas suas terras em Apiaí,mas que mora em Campinas e que o mel que vende é todo produzido lá,
Essa vida é mesmo engraçada.Porque seria difícil um apiaense morar nesta região,seriam eles pessoas diferentes?
Eu ,particularmente creio que nascer em Apiaí ,abençoado por tantas belezas naturais, torna as pessoas mais humanas e amante da vida.a
Venho observando que as pessoas trazem em  si caracteristicas comuns de acordo com o lugar que nascem.
Por exemplo na maioria das vezes quem nasce na Bahia é alegre,não gosta muito de esforço,tem um gingado todo seu . São dotados de dotes artísticos.
Já quem nasce em São Paulo é enriquieto,gosta de agitação.
O que se afirmar então de pessoas que nasceram em contacto com a natureza bela,imponente como a de Apiaí e a fazenda onde eu nasci?
Meu filho é desprovido de maldades,como são os animais soltos na natureza.Seu coração é maior que ele.
Sabe  viver sem se importar se tem ou não dinheiro,curte a vida com todo magnetismo que a natureza lhe deu.
Assim com em mim as belezas naturais  colocaram algo a mais na personalidade de meu filho!!!!!!!!

4 de jan. de 2012

Como o mês de janeiro participa da minha vida!

  Não há mês que apareça mais na minha vida que o mês de janeiro.Eu nasci em 25/12/1944,mas meu pai quando foi me registrar,já em janeiro,seguiu a orientação do Caio,dono do cartório, e querendo que eu ganhasse "uma era",me registrou como  nascida em 15/01/1945,portanto tenho dois aniversários:o real e o oficial.Os italianos tinham cada idéia!
Em 20/01/1938 nasceu meu único irmão,que no pouco tempo que ficou conosco conseguiu marcar seu espaço pela sua beleza,inteligência e esperteza.
O meu maior ídolo,Elvis Presley nasceu em 8/1/1935,foi com suas músicas que eu ganhei muitos concursos de dança.
Foi em 07/01/1960 que minha amada Bárbara nos deixou, partindo para alem vida.Restou em mim tudo que ela me ensinou.Foi difícil reaprender a viver sem minha grande companheira de todos os momentos.
O fato que realmente mudaria minha vida, aconteceu em 17/01/1967.Foi quando o Ulisses me tornou MÃE!
A partir dos primeiros minutos desse dia surgiu no lugar da jovem romântica,a mãe poderosa capaz de tudo para proteger sua cria.Meu olhos voltaram-se para aquele ser  que o Pai me entregava não com meu mas como alguem por quem eu seria responsável por tornar um ser feito a imagem e semelhança Dele.
Foi em janeiro que aquela, que nada temia, pela primeira vez sentiu-se temerosa de não ser capaz de cumprir sua missão de mãe como seu filho merecia!!!

3 de jan. de 2012

Noite de Ano Novo

Antigamente recebíamos o novo ano com muita alegria,brincadeiras e principalmente repensando a nossa vida e procurando a benção do pai.
Hoje é só churrasco,bebedeira e muitos fogos!Quem solta os fogos não tem idéia do porque disso.Diziam os antigos que na virada do ano abria-se um portal interligando os mundos.Para que o mal não se aproximasse soltavam muitos fogos,fazendo muito barulho.Essa era a história que Vovó Bárbara me contava.
Hoje moro de frente a uma praça grande onde  tudo acontece;chamego de todos os tipos de namorados héteros ou mono,consumo de drogas,reunião de amigos,e comemorações.
No dia 31/12 é palco para as comemorações da virada do ano.Os vizinhos tomam banho de champagne(espumante de péssima qualidade ,é lógico) eram mais e soltam fogos.
Este ano acho que receberam mais visitas e decidiram soltar bombas.Na parte baixa uns vovôs se reúnem fazem uma vaquinha e promovem uma queima de fogos,bem legal.Como minha casa fica no alto posso ver a maioria das queimas de fogos da cidade.
Este ano com as bombas soltadas próximas a minha casa provocou um problema sério.
Os cães que são os meus companheiros de todas as horas ficaram apavorados.
A Ernestina chegou a desmaiar de tanto medo,mas também ,cada bomba que soltavam clariava toda minha casa.
Nem pude ver os fogos,tive que ficar com a TV no último volume para não perder meus amados companheiros Ernestina,Hanna e meu vovô Cekito.
Os fogos posso ver o ano que vem,mas viver sem meus amores seria muito difícil!!!!!!!!!!!!!

A saga dos Meladinhos continua!

Os meus Meladinhos, agora reduzido a quatro continuam alegrando a minha vida.Estou a quase um mês cuidando intensivamente deles.
Todos tiveram a infecção que levou o Pedrinho.Passei por poucas e boas por quase 15 dias,tendo que dar injeção e remédio para quatro cachorros.
Eles ainda estão em tratamento,recebendo alimentação especial e tratamento vip.
Devido os remédios fortes que tomaram estão com os pelos horríveis,MAIS ESTÃO VIVOS.
De tanto tomarem remédios a força,eles estão arredios,gostam de brincar,mas não aceitaentem muita aproximação.
Eu fiquei por um bom tempo sem ouvir os latidinhos deles na hora das lutinhas,ou ver as bagunças que faziam no quintal esparramando tudo que achavam,mas agora começo a respirar aliviada,poia as traquinagens estão voltando e já ouço as vozes deles na hora das brincadeiras e as bagunças estão voltando.
O Paulinho é o que mais apanha dos irmãos,pois é só os irmãos relarem nele que ele grita!Já esta gordo e foi o primeiro a começar a recuperar a pelagem´.
O Chiquinho foi o primeiro a engordar.Seus pelos estão voltando a nascer.e ele já está uma bolinha.
O Manezinho está um capeta.Briguento,arredio.ele pode brincar com a gente,mas se a gente se aproxima dele,sai correndo.Sua pelagem está quase que totalmente recuperada,com uma diferença,nasceram pelos longos.
O Zezinho é quem está mais feio.Ainda está magro,pelo menos mais magro que seus irmãos.Seus pelos estão feios,mas ele tem se alimentado muito bem.
Agora começa a fase mais terrível,fazer deles os antigos cãezinhos amigos e que queriam estar perto da gente!
Eles tem que voltar a confiar na gente e isso é só o tempo e muito amor que poderá fazer.
Se vencemos a morte isso será fichinha para nós!!!!!!!!!!!!!!!!!
Neste dia em que Paulinho faria 120 dias,fica a nossa homenagem a ele,a  nossa eterna saudades,mais duas certezas temos:ele foi muito amado e respeitado  Temos certeza que nos reencontraremos algum dia!!!!!!!!!

2 de jan. de 2012

Homenagem ao Pedrinho

A prendi  com minha família que algumas pessoas vem para o nosso covivio mas permanece muito pouco tempo ao nosso lado por que esse era o período que faltava para que nosso desligamento espiritual de desse.
No dia 2/9/2011,tive a honra de receber meu Pedrinho,que parecia um porquinho quando nasceu.
Cachorrinho forte, rapidamente cresceu,atraindo para si todas as atenção de quem dele se aproximasse.
Ao fazer três meses estava com quase 10 k.Um labrador esperto,brincalhão e muito comilão.
Ele era o maior da ninhada!Qualquer coisa era brincadeira para ele.Todos os dias me esperava no portão para junto com seus irmãos me festejar.Sua carteirinha de vacinação estava em dia ,como dos seus irmãos.
No dia 8/12 logo cedo tive uma visão deprimente,o Manezinho,que era igualzinho ao Pedrinho,não veio me receber e quando fui procurar por ele,encontro-o,quase morto!Imediatamente cuidei dele.Medicado ele foi trazido para eu cuidasse dele.
Injeções,remédios,soro de hora em hora,meu coração estava apertado só de pensar na hipótese de não salva-lo.No dia 9 ele continuava a lutar contra a morte,mas sua derrota já era quase certa,meu marido que tantas vezes duvidou que eu conseguiria salvar um animal,nem falou nada.
Apos dias e noites cuidando dele ,no dia 10 conseguimos ver um lampejo de esperança!Nesse dia apos as doze horas o Pedrinho fica no mesmo estado do irmão.

Medicado passo a cuidar dele como fiz com o Manezinho,só que ao invez de lutar como seu irmão fizera,ele se entrega aos braços da morte.Quatro horas depois ele que era o maior dos irmão parte para além vida, deixando muitas lembranças e saudades.
Nem tive tempo de chorar sua partida,pois seus irmãos,um a um ,foram adoecendo.Eu tinha que descobrir o que havia acontecido.Reverei o quintal e nada achei que pudesse provocar uma infecção tão violenta.
Num corredor que faz divisa com o vizinho localizei restos  de gordura de churrascos.Aí estava a explicação!Comilão como era, Pedrinho deve ter comido muito,e como era ainda bebe,seu organismo  não aguentou.Pedinho viveu quase 100 dias,mas foi muito amado e respeitado e hoje no dia em que ele faria  120 dias deixo aqui registrada a minha saudade e a certeza que voltaremos a nos reencontrar!!!!!!

,.